A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) anunciou na noite desta sexta-feira (6), através de sua página no Facebook, que começa a valer em 22 de janeiro a cobrança das taxas de integração de cinco terminais de ônibus. A medida atingirá os terminais de Diadema, Piraporinha, São Mateus, Capão Redondo e Campo Limpo.
A princípio, as taxas deveriam começar a ser cobradas a partir do próximo domingo (8) nos terminais Diadema e Piraporinha.
“A Secretaria dos Transportes Metropolitanos, visando adequar os recursos tecnológicos e operacionais para as novas integrações metropolitanas, informa que as novas tarifas de integração passarão a vigorar a partir de 22 de janeiro de 2017. A medida atinge os terminais de Diadema, Piraporinha, São Mateus, Capão Redondo e Campo Limpo”, diz a nota da EMTU.
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes, justificou nesta quinta-feira, a tarifa de integração de R$ 1,00 nos terminais dizendo que, diferentemente do Metrô e da CPTM (que não tiveram aumento do valor unitário da tarifa, com exceção das tarifas de integração), as linhas de ônibus intermunicipais não contam com auxílio do governo estadual.
Nesta semana o prefeito de Diadema, Lauro Michels, realizou uma manifestação sendo contrário a cobrança das taxas de integração nos terminais Piraporinha e Diadema, ele chegou a utilizar seu próprio carro para bloquear a entrada do Terminal Piraporinha. Nesta sexta-feira (6) houve uma reunião entre os dirigentes da EMTU e o prefeito, onde ambas as partes não chegaram a uma decisão.