Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a ViaMobilidade dá início às viagens do Trem Expresso Fórmula 1. O serviço busca oferecer uma viagem confortável e ágil para o público que vai acompanhar o GP SP nos dias 1º, 2 e 3 no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo.
Na quarta-feira, 30 de outubro, o Mobilidade Sampa participou de uma viagem experimental do trem expresso, que contou com a participação do diretor de operações da ViaMobilidade, André Costa, e do CEO da GP SP, Alan Adler.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O Expresso Fórmula 1 fará viagens diretas partindo das estações Pinheiros e Morumbi com destino à Estação Autódromo, com um tempo estimado de viagem de apenas 25 minutos.
Os passageiros que optarem pelo trem expresso precisarão adquirir um bilhete exclusivo de embarque, válido para ida e volta, ao custo de R$ 30,0. A compra deve ser realizada pelo site Passaporte Mobilidade.
O embarque no trem expresso ocorre em áreas específicas das estações, sem interferir no fluxo de passageiros do trem regular da Linha 9-Esmeralda, que opera entre Osasco e Mendes-Vila Natal.
A expectativa é que 18 mil pessoas utilizem o trem expresso nos três dias de evento.
“Isso traz grandes benefícios, não só de conforto, de experiência, que é o que a gente busca oferecer, mas tem um aspecto sustentável, que é o nosso DNA. Isso é fundamental para reduzir as emissões de carbono, que a gente busca tanto a cada ano. Para se ter uma ideia, a gente neutraliza mais de 7.500 toneladas de CO2 a cada GP”, disse Alan Adler, CEO do GP de São Paulo.
Como funciona o Expresso GP
As pessoas que optarem pelo Expresso Fórmula 1 terão acesso exclusivo nas estações e hora marcada na ida e na volta do GP. A viagem dura cerca de 25 minutos.
Para entrar, basta o passageiro apresentar o QR Code a um dos colaboradores da ViaMobilidade, que estarão nas catracas, e seguir as placas para a plataforma de embarque. O acesso poderá ser feito tanto pela Estação Pinheiros quanto na Estação Morumbi, a única parada do trajeto.
Todo o acesso às plataformas é bastante sinalizado e intuitivo, mas funcionários bilíngues estarão à disposição dos turistas para tirar dúvidas.
Os trens exclusivos estarão disponíveis nos dias 1, 2 e 3 de novembro (sexta, sábado e domingo). Os horários de saída acontecem entre 9h30 e 11h (de Brasília). A volta vai até 20h, exceto no sábado, em que o último trem parte às 20h30.
André Costa, diretor de operações da Via Mobilidade Linhas 8 e 9, disse que estão previstas 48 viagens do trem expresso.
As equipes de segurança serão reforçadas durante os dias do evento para garantir a tranquilidade de todos os passageiros, sejam do trem expresso ou do trem regular.
Alan Adler, CEO do GP de São Paulo, destacou que este ano foi implantado o Fan Zone, uma área com shows que ajudará na dispersão dos participantes do evento, tornando-se uma maneira de melhorar a saída do GP.
“Tenho certeza de que com a Fan Zone e com a Linha Expresso do GP SP, neste ano teremos uma experiência muito melhor”, disse Alan Adler.