Prefeitura de SP se prepara para começar obras do BRT Radial Leste I

A Prefeitura de São Paulo está se preparando para o início das obras do BRT Radial Leste – Trecho I . O novo corredor de ônibus se estenderá do Parque Dom Pedro II , na região central, até a Estação Penha do Metrô , na Zona Leste , com um investimento de R$ 385,9 milhões provenientes do FUNDURB .

Com 9,8 km de extensão, o primeiro trecho do BRT Radial Leste vai conectar o Terminal Parque Dom Pedro II à Estação Penha , na Rua Professor Miguel Russiano. Uma nova infraestrutura permitirá mais agilidade nos trajetos, além de ampliar a capacidade de usuários transportados. A expectativa é de que o BRT beneficie cerca de 400 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem entre o Centro e a Zona Leste em até 50%.

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O contrato inclui também a construção da Sala de Apoio Operacional (Sala SAP) junto ao Terminal Parque Dom Pedro II , que será responsável pelo controle, operação e monitoramento de todo o corredor.

A nova estrutura para transporte coletivo contará com faixas exclusivas à esquerda em pavimento rígido, mais resistentes e adequadas para o tráfego pesado de ônibus. Serão implantadas faixas de ultrapassagem nas paradas, passeios acessíveis, melhorias no sistema de iluminação , paisagismo e semáforos inteligentes , que aumentam a velocidade operacional. Para melhorar a segurança e a estética urbana, as redes de energia elétrica e de telecomunicações serão enterradas.

Ao longo de toda a extensão do BRT , será implantada uma ciclovia equipada com totens de segurança . Esses totens possuem botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema de comunicação direta com as estações e a Central de Controle , permitindo acionamento imediato em caso de emergência. Além disso, há a implantação da faixa azul , garantindo maior segurança aos motociclistas que utilizam as vias da região.

Conexões

O BRT Radial Leste I terá conexões diretas com estações do Metrô e da CPTM . Por meio de passarelas de pedestres, o novo corredor estará conectado diretamente às estações Belém , Tatuapé e Carrão . Para os ciclistas, além da ciclovia em toda a extensão do BRT , também será construída uma ciclopassarela junto ao Viaduto Pires do Rio .

O BRT Radial Leste vai se integrar ao futuro BRT Aricanduva , que está em fase de licitação, criando uma malha de mobilidade ainda mais eficiente para os moradores da Zona Leste .

Paradas Modernas e Sustentáveis

Serão implantadas 12 estações de embarque e desembarque em cada sentido, projetadas para conforto proporcionar e eficiência aos usuários do transporte coletivo . As paradas têm portas automáticas sincronizadas com os ônibus, ar-condicionado e painéis de informação em tempo real sobre horários e eventualmente sem serviço. O pagamento da tarifa será feito antecipadamente nas paradas, agilizando o embarque.

As plataformas serão acessíveis e terão altura de 28 cm, no mesmo nível do piso dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque. O projeto foi desenvolvido para que todos os tipos de ônibus transportados pela SPTrans possam atender as paradas do BRT .

As paradas serão alimentadas por energia solar , geradas por painéis instalados em suas coberturas, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

Sistema Inteligente de Transporte (ITS)

A Prefeitura está investindo em tecnologia de ponta para melhorar o funcionamento do BRT Radial Leste . O projeto inclui a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS) , que permitirá o monitoramento contínuo dos ônibus, garantindo maior eficiência e pontualidade. O ITS também vai gerenciar o fluxo de tráfego, diminuir o tempo de espera nas paradas e melhorar a fluidez na via.

O sistema de monitoramento gerará dados em tempo real , essenciais para decisões estratégicas e melhorias contínuas no serviço. Além disso, o sistema de câmeras com vídeo analítico garantirá a vigilância nas estações, contribuindo para a segurança dos passageiros e a prevenção de crimes, incluindo o combate ao assédio. As imagens serão compartilhadas com a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana e serão integradas ao programa Smart Sampa e ao Centro de Controle Operacional do BRT .

Todos esses fatores contribuem para o aprimoramento do desempenho e da eficiência da frota, promovendo uma mobilidade urbana mais ágil e levando mais qualidade de vida para a população.

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