Na região das estações Vila Matilde e Guilhermina-Esperança da Linha 3-Vermelha do Metrô, os trens da Linha 11-Coral da CPTM circulam lentamente há diversos meses. Questionada, a CPTM informou: “Informamos que há uma restrição operacional de segurança no referido trecho, porém, ressaltamos que isso não afeta a regularidade das viagens, isto é, não aumenta o tempo de percurso das viagens ou amplia o intervalo entre as composições.”
Nos fóruns e grupos sobre diversos assuntos da CPTM, vários participantes comentam que a região citada acima encontra-se com problemas externos de infiltração e alagamento na via. Algumas pessoas ouviram dizer que o solo está em processo de acomodação (está cedendo) e isso está interferindo na estabilidade da via, isso pode ocorrer pela infiltração de águas da chuva, excesso de peso ou retirada de material do subsolo.
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Os participantes ainda comentam que seria necessário realizar uma drenagem, compactar o solo e depois impermeabilizar, mas por enquanto não tem previsão. Precisariam retirar os trilhos, dormentes, já que o solo está cedendo, normalmente se faz uma via de cada vez, mas pode ser que interditem entre as estações Itaquera e Tatuapé e peçam para os passageiros utilizarem o Metrô. Na região da Estação Patriarca da Linha 3-Vermelha do Metrô, os trens da linha 11-Coral ficaram por dois anos passando com cautela, até que um dia um trem caiu.
“Como ali o problema é no solo, não ia adiantar muito construir outra via, primeiro tem que resolver o problema, mas o certo seria ter mais uma via sim, até mesmo para agilizar para o CCO em caso de avaria, uma opção de rota, porém as construções cresceram muito próximo da ferrovia”, disse um participante.