O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro desembarcou neste domingo no Porto de Santos. A composição de cinco carros chegou ao porto no sábado e já foi descarregada, marcando um importante passo para o avanço do projeto.
Após a liberação alfandegária, o trem será levado por caminhão até o Pátio Água Espraiada. Os testes iniciais estão previstos para começar em meados de setembro deste ano, com a fase de testes na própria Linha 17 programada para 2025. A previsão é que a Linha 17-Ouro seja entregue em 2026.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O trem, assim como as outras 13 composições, foi projetado exclusivamente para atender ao projeto da Linha 17-Ouro. Equipado com modo de operação automática (UTO), o trem utiliza tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC. Este sistema, que se comunica via rádio digital, permite a formação de blocos móveis entre os trens, possibilitando maior proximidade e redução do intervalo de circulação.
Cada composição é formada por cinco carros: os carros de extremidade têm 21 assentos cada, e os intermediários têm 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para Pessoas com Deficiência (PCD). O trem possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, e sistema de comunicação audiovisual para os passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato com o Centro de Controle Operacional (CCO).
O veículo mede 3,2 metros de largura, com os carros de extremidade medindo 13,5 metros cada e os intermediários 10 metros de comprimento, além da área de passagem de 0,95 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento. Cada carro possui quatro portas – duas de cada lado – com 1,6 metro de largura, respeitando normas de acessibilidade. As paredes laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, proporcionando excelente visualização do trajeto, e janelas tipo basculantes, que podem ser abertas em caso de necessidade, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.
Confira abaixo o vídeo do desembarque: