Subprefeitura Mooca remove parklets irregulares na região

parklet rua itapura
Parklet na altura do número 937 da Rua Itapura (Foto: Reprodução/Google Street View)

Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar uma situação que vem acontecendo na Rua Itapura, no Tatuapé. Para quem não sabe, a Subprefeitura da Mooca está removendo diversos parklets na região. Recentemente, eles até divulgaram um vídeo no Instagram mostrando uma dessas remoções que aconteceu no dia 5 de junho.

Fiquei bastante curioso sobre o assunto e decidi fazer alguns questionamentos para a Prefeitura de São Paulo. Recebi as respostas da Secretaria Municipal das Subprefeituras e quero compartilhar com vocês o que descobri.

Primeiro, perguntei quantos parklets foram removidos na Rua Itapura até agora. A Subprefeitura Mooca informou que, neste ano, foram removidos 11 parklets irregulares em toda a região administrativa. Os motivos variam desde a instalação sem autorização ou protocolo até a venda do estabelecimento, o que é vedado, já que não é permitida a transferência de titularidade dos parklets.

A mesma resposta serviu para a minha pergunta sobre outros parklets removidos na área de atuação da Subprefeitura Mooca. Eles realmente estão em uma campanha para regularizar esses espaços.

Também perguntei se os comerciantes tiveram autorização para instalar os parklets ou se o fizeram por conta própria e se chegaram a receber multas antes da remoção. Infelizmente, essa pergunta não foi respondida pela Secretaria.

E para aqueles que estão pensando em reinstalar os parklets sem a devida autorização, a Subprefeitura foi bem clara: se os equipamentos forem reinstalados sem permissão, eles serão removidos e apreendidos novamente.

Como frequento bastante o Tatuapé, notei que na Rua Itapura ainda tem um parklet na altura do número 937, próximo à Rua Emílio Mallet. Fiquei surpreso ao ver que ele ainda está lá, considerando toda essa movimentação para remover os irregulares.

Assista o vídeo de um dos parklets sendo removido:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *