A SATrans – gerenciadora dos transportes coletivos de Santo André – confirmou ao blog Diário do Transporte que selecionou a Suzantur para operar as 15 linhas da Expresso Guarará a partir do próximo, sábado 8 de outubro de 2016.
A autarquia informou que recebeu quatro empresas de ônibus, sendo três delas de propriedade do empresário Ronan Maria Pinto, dono também do Diário do Grande ABC, que não foram classificadas.
A Suzantur vai operar com 13 veículos articulados, 25 convencionais, 32 micrões e um micro-ônibus, totalizando 71 ônibus. A frota da Expresso Guarará era de 84 ônibus de diversos portes.
Os funcionários da Expresso Guarará serão aproveitados. A Prefeitura de Santo André não informou como será a Bilhetagem Eletrônica.
A Expresso Guarará deixa os serviços após 16 anos de concessão por dificuldades econômicas, agravadas após a morte do fundador em 2014, Sebastião Passarelli.
Confira o comunicado completo da SATrans enviado ao blog Diário do Transporte:
“A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, concessionária que administra o transporte público municipal, esclarece que realizou nesta segunda-feira, 3 de outubro, abertura das propostas para contratação emergencial para operação e prestação de serviço no Sistema Tronco (Vila Luzita/Santo André e Operação do Terminal e Estações), em substituição a empresa Expresso Guarará, que encerrará suas atividades no próximo dia 7 de outubro.
A SATrans recebeu quatro empresas, sendo que três delas, a Viação Guaianazes de Transporte Ltda, Viação Curuçá Ltda e Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário Santo André Ltda, declinaram em apresentar propostas de participação.
A Empresa Transportadora Turístico Suzano apresentou, como única participante, documentos exigidos para efetivação da contratação emergencial, sendo que a mesma disponibilizará 13 veículos articulados, 25 convencionais, 32 micrões e um micro-ônibus, totalizando 71 veículos.
A empresa habilitada na contratação emergencial, deixou registrado em documento, a intenção de incorporar os funcionários da Expresso Guarará em seu quadro de funcionários, visando à manutenção do emprego destes trabalhadores.
A partir de agora, a SATrans fará a vistoria dos ônibus, para que a empresa comece a operacionalizar as linhas da Expresso Guarará a partir das 0h do dia 8 de outubro.
A SATrans reforça e tranquiliza os usuários de que a população não será prejudicada durante este processo de transição. A empresa disponibiliza canais de atendimento para a população, informando sobre este momento de transição da empresa, por meio do whatsapp do transporte, no 94701-3046 (apenas mensagens), no telefone 4468-4210, do setor de monitoramento, das8h às 12h e das 13h às 17h, além do 0800-0191944 e redes sociais da Prefeitura e SATrans.
No último sábado, dia 01º de outubro, a Trans-Bus, de São Bernardo do Campo, assumiu as três linhas intermunicipais da São José, do mesmo grupo da Guarará.”