No primeiro mês da lei do farol baixo nas rodovias, 17 mil são multados em São Paulo

Em vigor há um mês, a lei federal que obriga o uso de farol baixo nas rodovias durante o dia já rendeu R$ 1,46 milhão em multas apenas em São Paulo. Segundo balanço da Polícia Militar Rodoviária, foram 17.239 autuações a motoristas flagrados com o equipamento desligado nas estradas paulistas: média de 23 veículos por hora.

Desde o dia 8 de julho, transitar de carro pelas rodovias sem o farol baixo ligado a qualquer hora do dia é infração média, com multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de novembro, o valor será reajustado para R$ 130,16. Antes, a exigência era feita só para motos, caminhões e ônibus.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A lei foi criticada por motoristas e especialistas, por causa da falta de sinalização. Nos primeiros dias de vigência da legislação, a média de autuações nas estradas estaduais foi ainda mais alta: 37 veículos por hora. A regra também é obrigatória nos trechos urbanos das rodovias, como é caso das rodovias Anchieta e da Raposo Tavares, e não se aplica às Marginais Tietê e Pinheiros.

    O objetivo da legislação é aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes, especialmente as colisões frontais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o uso de faróis durante o dia permite que o veículo seja visualizado a uma distância de três quilômetros por quem trafega no sentido contrário da rodovia. “A lei foi implementada sem a devida sinalização e passou a impressão de ser uma medida arrecadatória. De qualquer forma, acho que o impacto na redução dos acidentes com o farol será muito pequeno”, diz Flamínio Fichmann, consultor de engenharia de tráfego.

    Fonte: O Estado de São Paulo

    Deixe um comentário