As linhas 8055 Perus/Lapa e 8050 Morro Doce/Lapa, que percorrem a Zona Oeste, foram as mais assaltadas da capital paulista em 2015, de acordo com o ranking da SPTrans.
Na linha 8055 Perus/Lapa, a mais perigosa da capital paulista, os passageiros foram assaltados 31 vezes no último ano.
A segunda linha mais assaltada, 8050 Morro Doce/Lapa, apresentou 24 ocorrências e faz quase o mesmo percurso que a campeã do ranking. Juntas, as linhas foram assaltadas 55 vezes. São mais de quatro assaltos por mês. Ambas as linhas percorrem um trecho em comum, na Rodovia Anhanguera, que é escuro e pouco movimentado.
Dois fiscais da empresa de ônibus que operam as duas linhas e que preferiram não se identificar opinaram sobre quais iniciativas melhorariam o trecho. “Acho que falta um trabalho mais presente da polícia no local. Uma ronda mais ostensiva nas rodovias e no entorno”, disse um dos funcionários. “Tem funcionários na garagem que não querem vir para essas linhas. Alguns chegam a chorar, principalmente cobradoras”, disse outro.
Para driblar a falta de segurança, os funcionários criaram um grupo no Whatsapp para trocar mensagens por celular. Todos recebem o alerta de segurança sobre qualquer movimentação suspeita, e os veículos não param para as pessoas descritas.
* Com informações do portal G1