A BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, participará do Seminário Nacional NTU 2023, que será realizado entre os dias 8 e 9 de agosto, em Brasília, com o tema “Um novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros”. Durante o evento, a BYD vai apresentar o ônibus elétrico D9W, que garante uma mobilidade urbana totalmente sustentável para as cidades com zero emissão de poluentes. O modelo ficará exposto na área externa do evento. O estande da empresa, no Lounge 13, ficará aberto para visitação e mais informações sobre a companhia.
O ônibus BYD D9W é totalmente acessível, com piso baixo, autonomia para circular 250 quilômetros, sem precisar recarregar as baterias. Com vida útil de 15 anos, as baterias dos ônibus da BYD são de ferro-lítio e também podem ser usadas em sistemas de armazenamento de energia. A recarga total é feita em até quatro horas.
Para o mercado brasileiro, a BYD oferece chassis de ônibus 100% elétricos com carrocerias fabricadas por parceiros locais. Os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. O chassi D9W é utilizado para aplicação de carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Ele é equipado com motores de 150 KW, equivalentes a 402 cavalos de potência e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, que contam com um módulo de controle eletrônico de tração.
A BYD, que tem se consolidado no mercado a partir da preocupação ambiental e foco em tecnologia sustentável, está presente em todos os continentes, com 90 mil ônibus elétricos circulando em mais de 300 cidades. Cada ônibus elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.
“Os ônibus elétricos da BYD apresentam alta tecnologia, alta performance de desempenho e baixo custo de manutenção. Eles já são realidade nas grandes cidades brasileiras. O evento da NTU é um dos mais importantes para o setor. Nele são apresentadas muitas inovações e tendências para o transporte urbano do país. Acreditamos que o modelo de eletrificação da frota no Brasil está começando a tracionar. Várias cidades e empresas estão colocando nos editais de licitação e concorrência os veículos elétricos”, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.
Sobre a BYD
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro. Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo.