A Estação Ceasa, que atende a Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), recebe a exposição fotográfica “Olhares Sobre a Cachoeirinha”. Até o dia 22 de julho, os usuários que passarem pelo local podem conferir a mostra coletiva, que é resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de fotografia ministrado pelo publicitário Lucas Cruz.
As imagens retratam o olhar dos alunos sobre o bairro Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona Norte da capital paulista, capturando cenas do dia a dia dos moradores. As fotos clicadas pelo projetista elétrico aposentado, Antônio Euclides de Jesus, 64 anos, estão entre as selecionadas para a mostra. “A fotografia ampliou minha visão diante do meu bairro, diante do mundo”. Agora, Antônio faz freelances em festas de aniversário, casamentos e outros e eventos.
Destinado a pessoas acima de 16 anos, o curso é realizado pela Fundação Stickel, organização sem fins lucrativos que promove a inclusão social, cultural e econômica por meio das artes visuais, atuando com pessoas e comunidades nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha. Em 2009, a Fundação Stickel criou o projeto Contrapartida, que deu origem aos cursos de fotografia. Desde então, quase 160 alunos frequentaram as oito turmas formadas pela instituição.
Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições. Neste ano, a exposição já esteve na Estação Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda e na Estação Suzano, na Linha 11-Coral. Em 2015, foi a Estação Grajaú que recebeu a coletiva dos alunos do curso de fotografia, na época ministrado pelo arquiteto Arnaldo Pappalardo.
Evento
Exposição Fotográfica Coletiva “Olhares sobre a Cachoeirinha”
Até 22 de julho
Local: Estação Ceasa- Linha 9-Esmeralda