Cerca de 20 mil caminhões cruzam a capital paulista todos os dias em vez de optar pelo Rodoanel, criado para desafogar o trânsito desses veículos na cidade. Motoristas de carretas chegam a esperar horas para entrar em São Paulo no horário permitido, após às 22h.
A alegação é que, ao rodar por dentro da cidade, eles economizam com o valor cobrado no pedágio, enfrentam congestionamentos menores e percorrem uma distância mais curta até o destino final.
A SPMar, concessionária responsável pelos trechos sul e leste do Rodoanel, tem dados que comprovam essa preferência dos caminhoneiros, apesar de testes feitos por empresas indicarem que cruzar a capital aumenta o tempo de viagem.
Segundo a concessionária, o fluxo de veículos no Rodoanel está 30% abaixo do que se esperava quando as pistas foram liberadas por completo, há quase dois anos.
Para o especialista em macrologística e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Wagner Colombini, a solução para esse caso seria cobrar pedágio dos motoristas que insistirem em trafegar pelo meio da cidade.
* Com informações da Rádio Band News FM