A passagem de trens de carga pela Estação da Luz, no Centro de São Paulo, foi liberada pela Defesa Civil nesta segunda-feira, dia 4 de janeiro.
A circulação estava proibida desde o dia 21 de dezembro, quando o prédio histórico foi atingido por um incêndio. O fogo também destruiu o Museu da Língua Portuguesa, que fazia parte do complexo.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A liberação da circulação dos trens de carga dependia de testes de vibração feitos por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. No domingo, dia 3 de janeiro, a Defesa Civil recebeu o relatório, que confirmou não haver risco de desabamento.
Na quinta-feira, dia 31 de dezembro, a estação foi reaberta aos passageiros de trens e metrô depois da análise do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Um bombeiro civil morreu no incêndio. As causas do fogo estão sendo apuradas. Uma das hipóteses é que ele foi causado por um curto-circuito. O Governo do Estado de São Paulo não deu previsão para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.