Chuva causa transbordamentos, alagamentos e deixa São Paulo em estado de atenção

As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira (1º) causaram o transbordamento dos córregos Aricanduva, Lajeado, Ribeirão Vermelho e Perus, perto da saída do km 14 da Rodovia Anhanguera. Às 21h, também havia o registro de oito vias com alagamentos intransitáveis.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa caiu no córrego do Lajeado, em São Miguel Paulista, por volta das 20h10 e sumiu nas águas. Duas viaturas foram para o local, mas às 20h50 a vítima ainda não havia sido encontrada.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Moradores ajudam no resgate das vítimas de alagamentos. Foto: Reprodução/Band
    Moradores ajudam no resgate das vítimas de alagamentos. Foto: Reprodução/Band

    O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretou estado de atenção em toda a cidade para o risco de alagamentos. Os bairros de São Mateus, onde o córrego Aricanduva transbordou, Pirituba e Perus, onde ocorreu o transbordamento dos outros dois córregos, e Itaim Paulista, entraram em estado de alerta. Pirituba saiu do estado de alerta por volta das 19h45 e Itaim Paulista às 21h.

    Botes são usados para percorrer ruas alagadas em São Mateus, na Zona Leste (Foto: Reprodução/TV Globo)

    O Centro de Gerenciamento de Emergências também registrou estado de atenção para as zonas Sul, Norte e Leste, nas regiões do Campo Limpo, M’Boi Mirim, Vila Guilherme, Sé, Santana, Jaçanã, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes.

    Às 21h, o CGE tirou a maior parte da cidade do estado de atenção. Apenas os bairros de Perus e São Mateus permaneciam em estado de alerta.

    Ruas ficam alagadas após chuva atingir o Jardim Iguatemi, na zona leste de São Paulo (Foto: Reprodução/Globo News)

    O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer quatro pessoas ilhadas no Jardim Iguatemi. Até as 17h50, não havia registro de feridos. Carros ficaram com água até a altura das janelas e moradores chegaram a improvisar transporte com botes.

    Também foram veiculadas imagens de vias alagadas no Jardim Rochdale, em Osasco. No Jardim Rochdale, carros foram tomados pela água e arrastados, e as ruas ficaram submersas, com lixo boiando.

    Jardim Rochedale está alagado após chuva forte na tarde desta sexta-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Os bombeiros também informaram ter atendido outras seis ocorrências, em Arujá, Santana, Vila Guilherme, Guarulhos e Osasco, nos bairros Rochdale e Baronesa, todas sem vítimas.

    Pontos de alagamento

    A capital paulista registrava 16 pontos de alagamento por volta das 21h, nove deles intransitáveis:

    Zona Norte
    – Rua Pedro Alvares Cabral, perto da Rua São Caetano
    – Rua Chico Pontes, perto da Avenida Guilherme
    – Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, altura do número 12.000
    – Praça Inácio Dias, altura do número 154
    – Avenida Zaki Narchi, altura da Avenida Cruzeiro do Sul

    Centro
    – Rua da Cantareira, altura da Avenida Mercúrio
    Zona Oeste
    – Avenida Mofarrej, altura da Avenida Doutor Gastão Vidigal

    Zona Leste
    – Avenida Alcântara Machado, altura da Rua Silva Jardim
    – Avenida Alcântara Machado, altura do Viaduto Guadalajara

    Vandalismo

    Ônibus alvo de vandalismo em região onde ocorreu alagamento nesta sexta (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Um grupo de cerca de 30 pessoas fez uma barricada às 18 horas e bloqueou o trânsito na Avenida Ragueb Chohfi, na altura do número 5.200, obrigando um ônibus a parar. A princípio, o motivo do vandalismo seria a reincidência das enchentes na região do Jardim Iguatemi, já que a via fica nas proximidades do córrego alagado.

    O motorista do ônibus e os passageiros foram forçados a desembarcar e o grupo depredou o veículo, atirando pedaços de madeira nos vidros, além dos extintores de incêndio retirados do próprio ônibus. A Polícia Militar chegou cerca de 15 minutos depois com seis viaturas, três motos e homens da Força Tática e soltou bombas de efeito moral para dispersar os vândalos, que revidaram com pedras e pedaços de madeira.

    Metrô

    Três linhas do Metrô de São Paulo chegaram a operar com redução de velocidade devido às chuvas: na Linha 3-Vermelha, os trens circularam com maior tempo de parada entre as estações Corinthians-Itaquera e Sé.

    Os trens da Linha 2-Verde também circularam com velocidade reduzida devido às chuvas, entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin.

    Já na Linha 5-Lilás, a redução de velocidade ocorreu entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.

    Estradas

    As fortes chuvas também causaram transtornos nas estradas. Às 21h50, as rodovias Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega, Fernão Dias, Manoel Hyppólito Rego (Rio-Santos), Mogi-Bertioga e Tamoios tinham pontos de lentidão.

    Previsão do Tempo

    No sábado (2), os ventos úmidos que passam a soprar do oceano devem causar nebulosidade com chuvas fracas e chuviscos alternados com períodos de melhoria ao longo do dia. O sol pode aparecer entre nuvens, mas as temperaturas não sobem. A temperatura vai oscilar entre os 19ºC e os 24ºC.

    Deixe um comentário