Com sete meses de antecedência, a concessionária Ecovias em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e o Governo do Estado de São Paulo, abriu o viaduto Piratininga ao tráfego, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de setembro de 2020.
O elevado é o terceiro do pacote de obras de melhorias previsto pela concessionária para reformulação da entrada de Santos entre os quilômetros 59 e 65 da rodovia Anchieta.
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Ao todo, foram entregues à população três viadutos (nos quilômetros 62, 64,5 e 65), duas novas passarelas (nos quilômetros 62 e 64,3), além de 5 quilômetros de ciclovia, que liga o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, e 1.200 metros de galeria de drenagem de águas pluviais.
A todo, 900 funcionários participaram das obras, que vão beneficiar mais 60 mil veículos que passam diariamente pelo local.
Localizado no quilômetro 62 da rodovia Anchieta, o viaduto Piratininga interliga os bairros Jardim Piratininga e São Manoel, e facilita o tráfego entre a cidade de Santos e o Porto.
Com a liberação do fluxo de veículos no viaduto, também foi possível reorganizar o tráfego pelas marginais sul e norte da rodovia Anchieta, que passam a operar em sentido único e garantir maior fluidez de tráfego na região.
Com essa inauguração, o fluxo de entrada e saída do Porto, bem como de chegada a Santos, ganha uma nova organização. “Eliminamos o conflito viário que existia anteriormente e separamos totalmente a movimentação dos veículos de carga que vão para o Porto. Isso não apenas facilita a mobilidade, como também aumenta a segurança viária no trecho”, explica o diretor Superintendente da Ecovias, Ronald Marangon.
O viaduto Anchieta, nomeado recentemente como Rei do Futebol, foi o primeiro a ser inaugurado, em novembro do ano passado, na altura do quilômetro 65. Com ele, o fluxo dos veículos que chega à entrada da cidade agora foi separado dos carros que seguem em direção à Zona Noroeste e São Vicente, pela Avenida Nossa Senhora de Fátima.
Em julho deste ano, o Alemoa foi inaugurado e trouxe maior mobilidade para os caminhões que saem do Porto de Santos em direção à capital Paulista.
Curiosidades sobre as obras
Na construção dos três viadutos foram utilizados 1.583 toneladas de aço e 9.653 m³ de concreto, o equivalente a, aproximadamente, 1.379 caminhões betoneira carregados.