A extensão da Linha 4-Amarela até a cidade de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, voltou a ser pauta nos últimos dias.
Uma proposta de emenda (número 11), de autoria do deputado estadual José Aprígio da Silva, foi apresentada na quarta-feira, dia 28 de agosto, em plenário e publicada nesta quinta-feira, dia 29 de agosto.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A emenda do deputado é do projeto de lei 924, do governador João Doria, que institui o Plano Plurianual 2019-2023 e que foi apresentada aos deputados estaduais no dia 15 de agosto.
O deputado quer, na emenda, que a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão da erra seja incluída no “Programa 3708 – Expansão, Modernização e Operação do Transporte Metropolitano – Pitu em Marcha”, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Em sua justificativa, o deputado diz que o atendimento até Taboão da Serra é previsto no contrato de concessão de 2006 com a ViaQuatro, mas que, apesar da alta demanda de passageiros, a extensão por trilhos ainda não tem data para sair do papel, somente a conclusão da estação Vila Sônia.
“Saliente-se ainda que, conforme declaração do Ilustríssimo Senhor Silvani Pereira, Diretor Presidente do Metrô, em resposta ao Requerimento de Informações, de nossa autoria, a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra está prevista como Fase 3 de implantação, todavia, sem prazo definido para implantação e operação no Plano Plurianual vigente, o que denota a urgência desta Emenda a fim de atender à crescente demanda por transporte da população de Taboão da Serra e municípios vizinhos”, diz trecho do projeto.
Vale lembrar que a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra está inserida na Fase 3. Já em relação a emenda, ela ainda precisa ser votada em plenária.