Problema, que começou às 6h30, só foi solucionado às 10h30.
Plataformas ficaram lotadas e passageiros reclamaram da demora.
Os trens da Linha 2-Verde do Metrô circularam com muita lentidão e maior tempo de parada por mais de três horas e meia na manhã desta quarta-feira (17/6) por causa de um problema com equipamento de via entre as estações Vila Prudente e Sacomã.
Para evitar tumulto nas plataformas, o Metrô restringiu os acessos nas catracas das estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí. A integração com a linha 10-Turquesa da CPTM na estação Tamanduateí chegou a ficar temporariamente fechada.
O problema aconteceu no sentido Vila Madalena, mas prejudicou quem se deslocava no sentido Vila Prudente também. Entre 9h30 e 10h30, os trens circularam por via única entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga, o que afetou a circulação em toda a linha. Dessa forma, apenas um trem por vez passava em cada sentido.
As plataformas ficaram lotadas. Por volta de 9h30, o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) da SPTrans foi acionado entre Vila Prudente e Alto do Ipiranga. A empresa não divulgou o porque da demora em acionar o sistema de ônibus de emergência. Segundo a SPTrans, 12 ônibus foram enviados para atender aos usuários e às 10h20 o Metrô havia suspendido a utilização dos ônibus.
A linha, que liga a Vila Prudente à Vila Madalena, transporta 525 mil passageiros por dia. Muitos passageiros relatam, que as falhas na linha são frequentes.
Essa não é a primeira vez que isso acontece na Linha 2-Verde. Sempre tem problemas no trecho entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga. E esse ano já é a terceira paralisação. Seja por conta dos trens “reformados” que sempre dão algum problema ou seja por conta do sistema nesse trecho que vive tendo de ser reiniciado.
Em nota, o Metrô afirmou que “todos os sistemas de metrô do mundo estão sujeitos a falhas e interferências e elas são compatíveis ao número de viagens realizadas, quilometragem percorrida e quantidade de passageiros transportados”. Ainda segundo a companhia, o Metrô de São Paulo transporta mais de 4,7 milhões de pessoas por dia, totalizando cerca de 4,5 mil viagens.
O Metrô disponibiliza em seu site a Declaração de Ocorrências para o usuário justificar o atraso no trabalho ou escola.
P/completar, os pontos estão abarrotados, tds se aconselhando em frente a um terminal q o @metrosp_oficial está a uns 4 anos construindo
— erROrBitten (@robitten) 17 junho 2015
@metrosp_oficial não enganem às pessoas assim, maior tempo de parada e vel. reduzida não corresponde ao caos q está ocorrendo na L2
— erROrBitten (@robitten) 17 junho 2015
Obrigado @metrosp_oficial pela incompetência de sempre. Descer de 2 trens com problema e ficar preso dentro de uma estação. Que ódio!
— Thiego Novais (@ThiegoNovais) 17 junho 2015
@metrosp_oficial há um trem parado aqui ha mais de 20min. Que tempo de parada longo! População sofre, trabalhadores tem desconto em folha.
— Ana Paula Margutti (@Anyssima) 17 junho 2015
Migos que usam @metrosp_oficial : Sacomã parado e VP idem. Velocidade reduzida, leia: 1 trem a cada 20min e 5000 pessoas.
— tati puzzovio (@pqtatip) 17 junho 2015
@metrosp_oficial Velocidade reduzida os colarinhos! ESTÁ PARADA! Não passa um metrô há mais de meia hora. NÃO MENTE! #MetroSP #LinhaVerde
— Felipinho Moraes (@felipinhomoraes) 17 junho 2015
50 minutos na est. V. Prudente do metrô e dois trens abarrotados apareceram. #linha2-verde #metrosp #sufoco
— Ana Paula Margutti (@Anyssima) 17 junho 2015
@metrosp_oficial precisa mentir assim descaradamente. Só se velocidade reduzida for velocidade parada.
— Ráfaga Guerrero (@rafagafinhos) 17 junho 2015
Sentada no chão gelado da estação Tamanduateí, onde tá tudo parado por causa de uma falha na via. Bom dia.
— Sabrina Trizote (@Saahtriz) 17 junho 2015
UMA HORA E QUINZE MINUTOS do Metrô Sacomã até a Consolação (geralmente faço em 20 min). Linha 2 caótica em SP.
— Thiérri Parmigiani (@Thierri_P) 17 junho 2015
Mais um dia de humilhação promovido por @metrosp_oficial e queridíssimo @geraldoalckmin_ e equipe.
— Amanda Cruz (@amdcruz) 17 junho 2015
@metrosp_oficial sempre tem uma merda de desculpa p tentar justificar a lotação na linha verde, projeto p melhorias nenhum!!!
— Danilo Giannini (@Dgsoares) 17 junho 2015
Atrasado graças ao lixo do @metrosp_oficial e ao sr @geraldoalckmin_ . Metrô e CPTM são a vergonha dessa cidade
— Felippe Ⓟ (@felippepalestra) 17 junho 2015
#metrosp #metro. Tudo que vc precisa numa quarta 8 da manhã é uma falha no metro. 37 minutos pra andar duas estações!!!! Perfeito!!!!
— Anderson Andreossi (@aandreossi) 17 junho 2015
Ei @metrosp_oficial que velocidade reduzida é essa que estamos na plataforma a 30 min e nada do trem sair? O metrô esta parado! @Comando_SP
— Jeferson Rodrigues (@Twiterson) 17 junho 2015
A saga no @metrosp_oficial durou 40min sem sair da estação, desisti, pedi o bilhete reembolso e vou p/ ponto de ônibus
— erROrBitten (@robitten) 17 junho 2015
Alguma palavra do Secretario estadual de Transportes sobre o pequeno caos na Linha Verde do Metro ou nem?
— Cleber Carvalho (@crebiscarvalho) 17 junho 2015
Faz mais de 1h que tem um fucking “objeto” ou sei la que porra no Sacomã dai to legal aqui no VP fazendo porra nenhuma, recomendo tambem
— many mab (@mabfontana) 17 junho 2015
@radiobandnewsfm está um caos!! Plataforma no Tamanduateí vomitando gente. Estou esperando para entrar fazem 30 minutos já.
— Melina Lozano (@Meebarile) 17 junho 2015
@metrosp_oficial a quem interessar.. Incompetência total. Fiquei parado 15 min na estação Chácara Klabin dentro do metro. TOTALMENTE PARADA.
— Fabio Mizokami (@fkiyoshi) 17 junho 2015
Parabéns ao @metrosp_oficial nunca decepcionando no quesito incompetência @metronoticiando @DiarioMetroSP @Linha2_Verde
— Caio Guermandi (@CaioCurvelo) 17 junho 2015
@metrosp_oficial linha verde parada, chegando atrasado no trabalho, obrigado pelo péssimo serviço prestado e ainda pago caro por isso.
— Henrique Ortega (@ortega_henrique) 17 junho 2015
@DiarioMetroSP no mínimo tinha que avisar no alto falante, procuraria alternativa de ônibus
— Tricolor Japa (@Tricolor_Japa) 17 junho 2015
Linha verde com problemas. Trens lotados já na estação Sacomã. Muita paciência. E educação gente, sem empurra empurra #metrosp #linhaverde
— Bruna (@brrrrrrruu) 17 junho 2015
Linha verde hoje tá um caos. Pior @metrosp_oficial nunca manda sms em tempo hábil para mudarmos a rota e tentar outros meios de locomoção.
— Roseley Cruz (@roseley) 17 junho 2015
@metrosp_oficial um absurdo para andar uma estacao 16minutos. Linha verde horrível
— Imbimbo_Marcos (@Imbimbo_Marcos) 17 junho 2015
Metrô zoado bem no SACOMÃ… Que novidade, o que se passa com esse lixo de estação que todo dia dá problemas
— Kaique (@kaisque) 17 junho 2015
Mais problemas
Os três da Linha 1-Azul também circularam com velocidade reduzida na manhã desta quarta (17). O motivo da lentidão era uma interferência na via, segundo o Metrô. O problema foi notificado às 4h42 e resolvido por volta das 5h35, quase uma hora depois.
CPTM
Os trens da Linha 10-Turquesa chegaram a operar com intervalos maiores das 10h43 até 11h09, entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra, devido à falha em um trem.