Enem 2026 terá viagens gratuitas em quatro linhas de São Paulo neste domingo

Enem 2026 terá viagens gratuitas nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda neste domingo (8), primeiro dia de provas, em ação da Motiva para facilitar o deslocamento dos estudantes até os locais de exame. A gratuidade valerá das 9h às 21h.

Gratuidade vale das 9h às 21h no primeiro dia de prova

Segundo a empresa, os estudantes poderão circular sem pagar passagem durante o período informado nas quatro linhas operadas pela Plataforma de Trilhos da Motiva. A recomendação é consultar o endereço do local de prova com antecedência, verificar as estações mais próximas, planejar as integrações com outras linhas e sair de casa mais cedo para evitar imprevistos.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • A orientação também considera o fechamento dos portões, já que chegar com antecedência ajuda a reduzir a correria antes do início do exame. Além disso, a operação dos trens será monitorada em tempo real e as estações contarão com reforço dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), que orientarão os candidatos durante o deslocamento.

    Linhas conectam diferentes regiões da capital e da Grande São Paulo

    As quatro linhas atendem diferentes áreas da capital e da Grande São Paulo, com integração a outros sistemas de transporte sobre trilhos. A Linha 4-Amarela é operada pela Motiva e foi o primeiro contrato de PPP assinado no país. Na América Latina, ela também é pioneira no uso do sistema driverless, com operação automática sem a presença de condutor dentro do trem.

    A Linha 5-Lilás, também sob operação da Motiva, tem 17 estações e liga Capão Redondo à Chácara Klabin, na zona sul da capital. Já a ViaMobilidade, integrante da plataforma de Trilhos da Motiva, opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A Linha 8 tem 23 estações e liga Júlio Prestes a Amador Bueno, enquanto a Linha 9 possui 21 estações e conecta Varginha a Osasco.

    De acordo com a empresa, a Linha 8-Diamante faz integração com as linhas 3-Vermelha, 7-Rubi, 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral. A Linha 9-Esmeralda, por sua vez, integra as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante e, futuramente, também terá conexão com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

    Informações à imprensa: FSB Comunicação, mobilidade@fsb.com.br, (11) 95785-8743.

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário