A Foton atingiu a marca histórica de 13 milhões de veículos comerciais produzidos no mundo, em um momento em que a Foton amplia sua presença internacional e fortalece sua estratégia industrial. O marco ocorreu 30 anos após a fundação da empresa, em 1996, e o veículo que simbolizou a conquista foi um caminhão pesado Galaxus 9, entregue a uma transportadora da Espanha.
A fabricante informou que chegou a 1 milhão de unidades produzidas em 2004 e a 10 milhões em 2021. Agora, com 13 milhões de veículos fabricados globalmente, a companhia reforça sua posição como uma das líderes do setor de veículos comerciais, com atuação em mais de 140 países.
Brasil ganha espaço na expansão global da Foton
O Brasil ocupa papel relevante nessa trajetória. Em 2025, a empresa inaugurou sua linha de montagem em Caxias do Sul (RS). O primeiro caminhão produzido na unidade brasileira, um Aumark S 315, foi justamente o veículo de número 12 milhões fabricado pela marca em todo o mundo.
Segundo Fábio Pontes, Diretor de Operações da Foton no Brasil, o avanço da produção global também reforça a importância do mercado brasileiro na estratégia da companhia. “A produção do veículo de número 13 milhões representa um marco extraordinário para a Foton e mostra a dimensão que a empresa alcançou em apenas 30 anos. É algo especialmente significativo para nós, no Brasil, porque o veículo de número 12 milhões foi produzido em nossa fábrica de Caxias do Sul. Isso demonstra que o Brasil não é apenas um mercado importante para a Foton, mas também já faz parte da estratégia industrial e da operação global da marca. Temos uma estrutura cada vez mais preparada para contribuir com o crescimento da Foton no mundo”, afirmou.
A Foton mantém 52 fábricas ao redor do mundo, emprega mais de 30 mil pessoas e opera comercialmente em mais de 140 países. No Brasil, a marca vende seus veículos por meio de 78 concessionárias e conta com um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC).
Foton apresenta novas soluções na IAA Transportation 2026
O anúncio da produção do veículo número 13 milhões ocorreu durante a IAA Transportation 2026, em Hannover, na Alemanha, uma das principais feiras globais de veículos comerciais e soluções para o transporte.
Na feira, a empresa apresentou o Cavan Beacon, caminhão pesado inteligente com emissão zero de carbono, que fez sua estreia mundial no evento. A plataforma permite até 15 variantes de veículos e reúne diferentes configurações de cabine, eixos elétricos, baterias e sistemas de célula de combustível. Além disso, ela pode operar com soluções BEV, battery swapping e tecnologias baseadas em hidrogênio gasoso ou líquido./
A Foton também exibiu a picape Tunland V9 PHEV, o caminhão semipesado elétrico eGalaxus D3 e a plataforma elétrica Daystar, voltada para logística urbana de última milha.
Durante a feira, a marca ainda detalhou sua estratégia para a Europa, com o princípio “Na Europa, para a Europa”. A companhia disse que pretende adaptar seus produtos às normas e às condições locais, ampliar a estrutura de vendas, peças e assistência e avançar na montagem local de veículos até 2028. A Foton informou também que já está presente em quase 20 mercados europeus, com mais de 300 pontos de serviço e um centro regional de peças na Alemanha.
No portfólio global, a empresa oferece caminhões semileves, leves, médios, pesados e extrapesados, além de vans, picapes e ônibus. No Brasil, comercializa o caminhão semileve Aumark 315, os caminhões leves Aumark S 715 e Aumark S 916, o médio Aumark S 1217, os semipesados Auman D 1722, Auman D 1830 e Auman D 2632, além das picapes Tunland e de veículos comerciais elétricos como mini truck eWonder, vans eView Connect, eView Grand e eToano Pro, além da linha eAumark.