A fiscalização remota da Emdec identificou 26,5 mil condutas de risco em Campinas em 2026, a partir das nove novas câmeras de videomonitoramento ativadas neste ano. O total ficou 85% acima do registrado no mesmo período de 2025, quando o sistema apontou 14,3 mil infrações.
Fiscalização remota amplia o monitoramento no trânsito
Segundo a Emdec, o videomonitoramento funciona como uma estratégia para reduzir sinistros e ampliar o olhar dos agentes em campo. Atualmente, Campinas soma 25 pontos ativos de fiscalização remota, com câmeras instaladas em cruzamentos da região central, nos eixos das avenidas Amoreiras e John Boyd Dunlop, na saída e chegada do Aeroporto de Viracopos, além de locais como Torre do Castelo, Rodoviária, João Jorge, Salles Oliveira e Lix da Cunha.
“Os números são reflexo da ampliação no número de câmeras, que são um importante apoio tecnológico para desestimular, por meio da fiscalização, as condutas irregulares e que podem causar acidentes (sinistros). Também refletem o amadurecimento dessa frente de fiscalização remota, um apoio ao trabalho dos agentes em campo”, destaca o coordenador do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) da Emdec, Ayrton Martins.
Todos os pontos contam com a sinalização de alerta “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”. Os agentes da mobilidade urbana acompanham as imagens no CCO da Emdec.
Principais infrações registradas pelas câmeras
Entre maio e setembro, as câmeras também registraram 114 ocorrências que impactaram a via, como trânsito lento, incêndio em veículos, acidentes, falhas na via e veículos quebrados.
Os comportamentos de risco mais recorrentes foram a transposição de pista, com 11,7 mil infrações, e o uso irregular da faixa exclusiva para ônibus, com 7,3 mil. Juntas, essas condutas responderam por quase 72% das ocorrências flagradas pelo sistema.
Na sequência, aparecem estacionamento irregular, com 2,2 mil registros; retorno proibido, com 1,1 mil; conversão à esquerda, com 1 mil; avanço de sinal vermelho, com 539; uso irregular de vaga rápida, com 492; estacionamento em ponto de táxi, com 492; estacionamento sobre a calçada, com 455; licenciamento vencido, com 420; e estacionamento em vaga de carga e descarga, com 154.
A primeira infração do ranking é média e gera multa de R$ 130,16. Já a segunda é gravíssima e resulta em multa de R$ 293,47.
Para informações de trânsito e sugestões, a Emdec orienta o uso dos canais do Fale Conosco, pelo site, aplicativo ou WhatsApp (19 3731-2910).