Mesmo com leve recuo em agosto, o mercado de veículos usados no Brasil segue em trajetória positiva e mantém no radar a possibilidade de um novo recorde até o fim de 2026, segundo dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). Em agosto, o setor registrou 1.699.519 trocas de propriedade, queda pontual de 3,1% frente a julho, mas o acumulado do ano ainda mostra alta de 6,4% nas negociações.
Para Fred Bittar, CEO do Comprecar, marketplace especializado em anúncios de veículos e atuante desde 2001 nas regiões de Sorocaba, Campinas e Jundiaí, o fechamento do ano costuma abrir oportunidades relevantes para quem compra ou vende um seminovo. “O fim do ano também pode apresentar boas oportunidades, especialmente por conta de campanhas comerciais, renovação de estoque e fechamento de metas. Por isso, não existe uma única época que funcione da mesma maneira para todos os veículos e consumidores”, afirma Bittar.
O que a reta final de 2026 pode representar para o mercado de usados
Segundo o executivo, os últimos meses do ano tendem a concentrar campanhas comerciais, giro de estoque e esforços para cumprimento de metas anuais. Na prática, esse movimento pode favorecer negociações mais atrativas no interior paulista entre setembro e dezembro, especialmente para quem acompanha as ofertas com atenção.
Ao mesmo tempo, Bittar ressalta que não existe uma régua fixa para definir o melhor momento de compra ou venda. “Em relação à entrada de anúncios, preços e abertura dos lojistas para negociação, não temos hoje dados que permitam apontar um mês específico. O mercado de usados é bastante dinâmico e pode variar conforme oferta, procura, crédito, comportamento do mercado de zero-km e condições econômicas”, pondera o CEO.
Leia também:
- Suspensão da CNH: o que pode surpreender o motorista
- Eaton amplia portfólio para veículos pesados com nova embreagem 430 mm
- Dürr equipa planta da Volvo Cars dedicada a veículos elétricos na Eslováquia
- Pesquisa mostra que 62% aceitam pagar mais por carro eletrificado com maior autonomia
- GWM Brasil firma parceria com Movimento União BR para apoiar operações de emergência em desastres naturais
- Wyndham São Paulo Ibirapuera instala estações de recarga para carros elétricos e híbridos
- Caoa Changan CS55 chega ao Brasil com tecnologia PHEV Flex
- Pneus e sensores de velocidade: Niterra alerta para riscos à segurança em veículos modernos
Com recorde no horizonte, setor aguarda reação das lojas multimarcas
Mesmo sem um padrão único para todos os perfis de consumidor, a leitura do especialista é que o fim do ano tem características próprias, assim como o início do calendário. Com a Fenauto projetando a possibilidade de um fechamento histórico em 2026, os próximos meses devem indicar se a aceleração também aparecerá nas lojas multimarcas de Sorocaba, Campinas e Jundiaí.