Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo recupera veículo roubado e apoia prisão

A atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo com a Polícia Militar (PM) resultou na recuperação de uma Fiat Fiorino roubada e na prisão do suspeito do crime na manhã de sábado, 27 de junho de 2026, na região do Batistini. Após receber a informação do roubo pela PM, a equipe da GCM da Inspetoria Batistini/Alvarenga iniciou buscas pela área. Durante o patrulhamento, os guardas notaram um homem que demonstrou nervosismo ao perceber a aproximação da viatura.

Enquanto realizavam a abordagem, localizaram o veículo na Rua Cyrillo Pelosini. A equipe comunicou imediatamente, via rádio, a localização do carro e as características do suspeito às demais viaturas da GCM e da Polícia Militar. Com as informações compartilhadas, policiais militares prenderam um homem com as mesmas características na Estrada Marco Polo.

Atuação da Guarda Civil Municipal no patrulhamento e segurança

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou que quem está no patrulhamento precisa estar preparado para agir em qualquer situação. Ele ressaltou que a GCM trabalha diariamente nas ruas, atenta ao que acontece na cidade, e que essa presença faz diferença. A soma do trabalho da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar permite uma resposta mais rápida e amplia a segurança da população.

Segundo a Polícia Militar, com o suspeito encontraram uma balaclava e um moletom que teriam sido usados durante o roubo. Imagens obtidas durante a ocorrência mostram o homem descartando um objeto semelhante a uma arma de fogo em uma área de mata ao perceber a aproximação das viaturas.

Integração entre GCM e Polícia Militar em São Bernardo

Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Lima, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizam operações conjuntas visando a segurança da cidade. O secretário de Segurança, Major Arley Topalian, ressaltou que o compartilhamento de informações fortalece a resposta às ocorrências e reforça a importância do patrulhamento preventivo realizado diariamente pelas equipes.

Sobre a ação deste final de semana, a vítima reconheceu o homem como autor do roubo e informou à Polícia Militar que, além da Fiat Fiorino, teve o celular e outros pertences levados. Ela relatou ter sido ameaçada com arma de fogo e obrigada a realizar uma transferência via PIX no valor de R$ 500. Também informou que havia R$ 5 mil em dinheiro no interior do veículo no momento do crime.

A ocorrência foi apresentada pela Polícia Militar no 3º Distrito Policial, reforçando a importância da atuação conjunta da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para a segurança da população de São Bernardo.

Deixe um comentário