O que abre e fecha em Osasco durante o fim de ano de 2025 e início de 2026 gera dúvidas para moradores e servidores públicos. Em razão das comemorações de Natal e Ano Novo, a Prefeitura de Osasco definiu o funcionamento dos serviços públicos municipais, incluindo pontos facultativos, feriados e atendimento dos serviços essenciais.
O que abre e fecha em Osasco na administração pública no fim de ano
Entre os dias 24 e 26 de dezembro de 2025, a Prefeitura e as repartições públicas não funcionarão devido ao ponto facultativo e à emenda do feriado de Natal, conforme Decreto Municipal nº 14.514. Também não haverá expediente no dia 31 de dezembro de 2025, véspera do Ano Novo, por ponto facultativo. Nos dias 1º e 2 de janeiro de 2026, o atendimento ficará suspenso em razão do feriado e da emenda da Confraternização Universal, conforme Decreto nº 14.952, de 9 de dezembro de 2025.
Nos dias 29 e 30 de dezembro, o expediente ocorrerá normalmente, das 8h às 17h. A partir do dia 5 de janeiro de 2026, o atendimento retorna ao horário habitual, a partir das 8h.
Serviços essenciais que permanecem abertos em Osasco
Durante o período de fechamento da maioria dos serviços públicos, os serviços considerados essenciais continuarão operando normalmente. Entre eles, destacam-se a Guarda Civil Municipal, o Demutran (Serviços de Trânsito), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Defesa Civil, o Hospital Municipal Antônio Giglio, a Maternidade Amador Aguiar, os Prontos-Socorros, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os Postos de Pronto Atendimento (PPAs) e os Serviços de Acolhimento Institucional, antigo albergue.
Além disso, a Central 156 manterá atendimento eletrônico 24 horas por dia, garantindo suporte à população durante todo o período.
Serviços que fecham no fim de ano em Osasco
Alguns serviços públicos municipais suspenderão o atendimento durante os feriados e pontos facultativos. Entre eles, o Banco de Alimentos, a Casa da Mulher, os Centros Dia do Idoso, o Centro de Atenção à Terceira Idade, o Centro de Convivência Vila Yara, o Centro de Especialidades Odontológicas, o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV), o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), as escolas municipais, o Espaço Mãos do Futuro, o Fundo Social de Solidariedade, os Hospitais Veterinários, o Paço Municipal (Prefeitura), as Policlínicas Norte e Sul, os Portais do Trabalhador, as Unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
