Arteris reforça operação especial para atender 13,7 milhões de veículos no fim de ano

Arteris inicia operação especial para o período de festas de fim de ano, com expectativa de mais de 13,7 milhões de veículos circulando pelas rodovias sob sua gestão entre 19 de dezembro e 5 de janeiro. A companhia reúne reforço operacional das concessionárias, atuação conjunta com as polícias rodoviárias e monitoramento 24 horas, além de serviços essenciais como socorro mecânico, atendimento pré-hospitalar e inspeção de tráfego. Como novidade, a Arteris oferece atendimento via WhatsApp, ampliando a agilidade e a segurança no suporte aos usuários durante a viagem.

Operação especial da Arteris para o período de festas

Os períodos de festas de fim de ano e férias de verão concentram grande fluxo nas rodovias. A Arteris reforça ações operacionais em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual para atender a expectativa de circulação de mais de 13,7 milhões de veículos entre 19 de dezembro e 5 de janeiro. As sete concessionárias do grupo posicionam profissionais e viaturas em pontos estratégicos das estradas, especialmente nos horários de maior movimento. Além disso, mantêm serviços rotineiros como inspeção de tráfego, socorro mecânico com guincho e atendimento pré-hospitalar 24 horas para os usuários.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Motoristas e passageiros encontram diversos postos SAU (Serviço de Atendimento aos Usuários) ao longo dos 3,2 mil quilômetros de rodovias administradas pela Arteris nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Esses postos oferecem sanitários e bebedouros, garantindo conforto e segurança durante a viagem. O monitoramento das rodovias ocorre por meio de câmeras instaladas ao longo dos trechos, coordenadas por profissionais dos Centros de Controle e Segurança Operacional (CCSO), que atuam em turnos para garantir fiscalização contínua.

    Atendimento via WhatsApp: inovação da Arteris para usuários

    Neste ano, a Arteris amplia seus canais de atendimento com o lançamento do serviço via WhatsApp. O chatbot, disponível pelo número (16) 3969-8491, funciona 24 horas por dia para agilizar solicitações de serviços. Usuários podem compartilhar a localização exata pela plataforma, o que reforça a segurança nas estradas. A ferramenta permite solicitar assistência rápida e intuitiva para diversas situações, como panes mecânicas e elétricas, atendimento pré-hospitalar em acidentes, alerta de objetos ou animais na pista, entre outros.

    Para acionar os serviços via WhatsApp, o usuário deve estar parado em local seguro ou pedir que outro ocupante do veículo envie as mensagens. A Arteris reforça que nunca se deve usar o celular ao volante, priorizando a segurança de todos.

    Viagem segura: compromisso com a conscientização

    A Arteris destaca a importância de comportamentos seguros para reduzir acidentes e fatalidades, especialmente no período de festas, mas também durante todo o ano. Marcelo Sato Mizusaki, superintendente de Núcleo de Operações da Arteris, reforça que a empresa trabalha 24 horas por dia para garantir segurança e fluidez no tráfego, mas depende da conscientização dos usuários. Dirigir com responsabilidade preserva vidas e deve fazer parte da rotina de todos.

    A companhia promove educação por meio de ações permanentes, como os Programas Viva, e campanhas especiais, como “Chega! Imprudência no trânsito mata” e “Afaste-se”. Essas iniciativas buscam sensibilizar o público sobre os impactos dos comportamentos irresponsáveis ao volante, que colocam em risco a vida de motoristas, passageiros e profissionais que atuam nas rodovias.

    Marcos Carneiro, superintendente de Segurança do Trabalho da Arteris, alerta que atitudes imprudentes ameaçam a vida de todos na pista. O uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e a proibição do uso do celular ou ingestão de álcool ao dirigir são atitudes que salvam vidas.

    Facilidades de pagamento e monitoramento do tráfego pela empresa

    Todas as praças de pedágio da Arteris oferecem pagamento por aproximação na função débito, disponível nas cabines manuais e de autoatendimento para carros e motos. Essa modalidade está presente nas rodovias federais sob concessão da companhia e no trecho administrado pela ViaPaulista, no interior de São Paulo.

    Além disso, as concessionárias responsáveis pelas rodovias BR-116, BR-376, BR-101 (entre Curitiba e Florianópolis) e BR-381 (entre Guarulhos e Pouso Alegre) disponibilizam o serviço Sem Parar Pay. Essa inovação permite que usuários paguem a tarifa de pedágio usando apenas o Bluetooth do smartphone.

    Para acompanhar as condições do tráfego em tempo real, os usuários podem acessar os perfis oficiais das concessionárias no X (antigo Twitter) ou ligar para os telefones 0800, disponíveis 24 horas por dia. A Arteris recomenda planejar a viagem para evitar horários de pico e maior concentração de veículos.

    Arteris: gestão eficiente e compromisso com a segurança nas rodovias

    A Arteris administra mais de 3.200 quilômetros de rodovias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. A empresa conecta pessoas e dinamiza o transporte de cargas entre importantes eixos econômicos do país. Suas concessões federais incluem Litoral Sul, Planalto Sul, Régis Bittencourt, Fernão Dias e Fluminense, além das concessões estaduais Intervias e ViaPaulista.

    Como maior investidora federal em infraestrutura viária na última década, a Arteris reduziu em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, superando a meta da ONU para trânsito mais seguro. A empresa renovou esse compromisso para a década 2020-2030, buscando reduzir 50% dos acidentes nesse período.

    A companhia oferece ampla estrutura aos usuários, incluindo atendimento pré-hospitalar, socorro mecânico, monitoramento por câmeras, passarelas, bases de atendimento, três estruturas de descanso para caminhoneiros e três Áreas de Escape, que já salvaram mais de 1.400 vidas.

    A Agenda ESG da Arteris inclui objetivos, indicadores e metas que orientam o planejamento estratégico em sustentabilidade, reforçando o compromisso com a vida, o meio ambiente, as comunidades e a sociedade. A empresa recebeu o Selo Pró-Ética e a certificação internacional ISO 37001 pelo seu Sistema de Gestão Antissuborno, demonstrando comprometimento contra a corrupção.

    A operação especial de fim de ano da Arteris reforça a importância da gestão eficiente e do atendimento qualificado para garantir segurança e conforto aos milhões de usuários que trafegam pelas rodovias sob sua responsabilidade. A inovação no atendimento, a parceria com as polícias rodoviárias e as campanhas educativas mostram o compromisso da Arteris com a vida e a mobilidade segura no Brasil.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário