A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Eletromidia, Claro e o BRT Sorocaba, iniciou o projeto Abrigo Amigo, que transforma pontos de ônibus em abrigos tecnológicos e acolhedores voltados à segurança dos usuários, especialmente das mulheres que utilizam o transporte público à noite.
O primeiro abrigo entrou em operação no bairro Campolim, e outros 24 serão ativados gradualmente nas próximas duas semanas.
O Abrigo Amigo funciona das 20h às 5h e permite que qualquer pessoa acione um botão no painel digital para conversar, por vídeo. Com uma central de monitoramento operada por 30 mulheres treinadas em acolhimento e prevenção à violência.
O sistema garante anonimato, possui acessibilidade universal, comunicação em Libras e câmeras de alta resolução conectadas em tempo real.
O prefeito Rodrigo Manga destacou que o projeto representa uma parceria público-privada inovadora, voltada ao bem-estar e à proteção dos usuários do transporte coletivo.
- Leia também: BRT Sorocaba conquista 87% de aprovação
O diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil, reforçou que investir em abrigos inteligentes é um passo essencial para uma cidade mais moderna, segura e inclusiva.
O Abrigo Amigo começou em 2023 e já soma quase 27 mil chamadas e 552 ocorrências atendidas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Campinas, Cuiabá e Porto Alegre.
Agora, com a Claro como patrocinadora exclusiva, o programa se expande para Sorocaba, Fortaleza e Salvador, com meta de alcançar 635 unidades ativas até 2027.
A cidade também mantém o projeto Parada Amiga, que oferece monitoramento por inteligência artificial em 25 pontos de ônibus, atuando junto à Guarda Civil Municipal para aumentar a segurança das passageiras.
Juntas, as iniciativas reforçam o compromisso de Sorocaba com o transporte público seguro, inteligente e humano.
