Metrô de São Paulo reforça frota e segurança para o fim de ano

Com a chegada da Black Friday e a proximidade do Natal, o Metrô de São Paulo intensifica a oferta de trens para atender o aumento do fluxo de passageiros nas estações. Entre os dias 26 e 28 de novembro, a frota de trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata receberá cinco trens adicionais durante os horários de pico, garantindo mais conforto e agilidade para os usuários.

Reforço da frota do metrô para o período de compras

A partir do dia 29 de novembro, o Metrô reforçará a frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha aos finais de semana. Essa medida visa atender as estações localizadas em regiões centrais, como São Bento e Brás, que concentram grande movimentação de pessoas em busca de presentes e lembrancinhas de Natal. O aumento da oferta de trens facilita o deslocamento e contribui para uma experiência mais tranquila durante o período de compras.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Medidas de segurança durante o fim de ano

    Além do reforço na frota, o Metrô intensifica o efetivo de agentes de segurança em algumas estações para garantir viagens seguras. O sistema, funcionários e passageiros devem atuar juntos para proporcionar uma experiência coletiva positiva no transporte sobre trilhos.

    Para evitar acidentes, recomenda-se evitar áreas muito aglomeradas nas plataformas, especialmente nas estações próximas a regiões comerciais intensas, como 25 de Março e Brás. Ao embarcar, os passageiros devem se dirigir ao corredor do vagão, evitando permanecer nas portas do trem.

    A atenção redobrada nas escadas rolantes também é fundamental. Manter distância segura, usar o corrimão, segurar a mão das crianças e evitar excesso de bagagem previnem quedas e outros acidentes. O transporte de volumes com dimensões superiores a 150x60x30 cm está proibido, assim como qualquer bagagem que cause transtorno ou risco aos demais passageiros.

    Correr nas plataformas ou escadas aumenta o risco de tombos e tropeços, por isso, pressa e segurança não combinam. Sentar-se no chão, degraus, muretas ou deitar-se no piso das estações e trens oferece riscos e atrapalha a circulação.

    Cuidados com pertences e respeito à sinalização no metrô

    Proteger objetos de valor permanece essencial. Evite expor carteiras, celulares e outros itens em locais de aglomeração. Bolsas e mochilas devem ser mantidas junto ao corpo para maior segurança.

    Respeitar a sinalização das estações e trens evita confusões e incômodos. Nunca ultrapasse a faixa amarela da plataforma antes da abertura das portas do trem. Em caso de dúvidas, consulte um funcionário ou ligue para a Central de Atendimento do Metrô pelo telefone 0800-770-7722, disponível das 5h à meia-noite.

    Se presenciar comportamentos inadequados, denuncie imediatamente a um funcionário, pelo aplicativo Metrô Conecta ou via SMS no número 9 7333 2252. Os agentes de segurança estão preparados para atender qualquer ocorrência e garantir a tranquilidade dos passageiros.

    Com essas ações, o Metrô de São Paulo reforça seu compromisso em oferecer um transporte eficiente, seguro e confortável durante o movimentado período de fim de ano.

    Deixe um comentário