Jacareí conquistou o Selo Programa Bicicleta Brasil, reconhecimento do Governo Federal que destaca municípios com boas práticas de mobilidade urbana voltadas ao uso da bicicleta.
A certificação valoriza ações que promovem o transporte sustentável, saudável e seguro. Além de garantir ao município maior visibilidade em editais e prioridade em repasses de recursos federais.
Esta é a primeira vez que Jacareí recebe o selo.
Quatro propostas foram enviadas ao Ministério das Cidades e todas foram habilitadas: “Gestão que pedala, da prática para a decisão”, que incentiva gestores a utilizarem a bike; “Pedale e Descubra”, com foco em ciclorrotas turísticas. “Pedal em movimento”, área voltada ao treinamento de ciclistas; e “A Cidade é Nossa Ciclovia”, que estimula o uso diário da bicicleta como meio de transporte.
Nos últimos anos, a cidade ampliou expressivamente sua infraestrutura cicloviária de 3 km em 2016 para mais de 50 km atualmente. Com mais 6 km em obras nas avenidas Lucas Nogueira Garcez e Castelo Branco.
Além da expansão das ciclovias, a Prefeitura promove campanhas educativas e ações de segurança no trânsito.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, o investimento no modal ciclístico fortalece a mobilidade sustentável e garante mais segurança aos usuários.
Duas das propostas já estão em implantação e as demais seguem em fase de projeto.
O objetivo é consolidar Jacareí como uma cidade amiga da bicicleta e referência em mobilidade urbana.
