A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou no dia 24 de outubro o aplicativo Consulta do Território CPTM, uma nova ferramenta digital que facilita a aprovação de obras, projetos e vistorias em áreas próximas aos trilhos.
O objetivo é tornar os processos mais rápidos, organizados e transparentes para empresas, prefeituras e construtoras.
O aplicativo permite solicitar aprovações de projetos que cruzem a ferrovia como viadutos, passarelas e redes de infraestrutura. Além de serviços técnicos, como sondagens e levantamentos.
Também é possível enviar documentos para análise em processos de alvarás e regularizações fundiárias.
Um dos maiores avanços da plataforma é a emissão automática da declaração de anuência, documento exigido por prefeituras para liberação de alvarás.
Caso o projeto não interfira na faixa de domínio da ferrovia, o sistema gera o documento imediatamente, eliminando etapas burocráticas e reduzindo prazos.
De acordo com Conrado Blanco de Souza, chefe do Departamento de Gestão do Território da CPTM, o aplicativo moderniza a gestão dos pedidos externos. Substituindo os antigos processos feitos por e-mail.
A padronização das solicitações agiliza as análises e melhora o gerenciamento das informações da ferrovia.
A ferramenta está disponível na área Território Ferroviário do site oficial da CPTM.
Atualmente, a CPTM transporta cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia útil, com cinco linhas que totalizam 199 km de extensão e 57 estações, atendendo 18 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
