Dois acidentes no Rodoanel provocam capotamento e colisão com carga perigosa

Nesta quarta-feira (29), dois acidentes distintos impactaram o tráfego e exigiram atenção redobrada no Rodoanel Mário Covas (SP-021). As ocorrências ocorreram em São Bernardo do Campo e São Paulo, nos sentidos externo e interno da rodovia, e envolveram capotamento, colisão traseira e carga classificada como perigosa ao meio ambiente.

Capotamento no Rodoanel em São Bernardo mobiliza equipes de resgate

O primeiro acidente aconteceu por volta das 12h01 no km 72 do Rodoanel, sentido externo, em São Bernardo do Campo. Segundo a concessionária SPMAR, um veículo Fiat Mobi perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central e capotou, parando sobre a faixa 1 de rolamento.

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  • As equipes interditaram temporariamente as faixas 1 e 2, o que gerou 2 quilômetros de lentidão entre os quilômetros 70 e 72. O congestionamento durou cerca de 30 minutos, até a liberação completa da via. Três ocupantes sofreram ferimentos de gravidade moderada, e as equipes os encaminharam ao hospital. O veículo seguiu para a base da Polícia Rodoviária, e a pista voltou a operar normalmente antes das 13h.

    O acidente foi considerado de criticidade moderada, devido ao tempo de interdição e número de vítimas. O clima estava firme no momento do capotamento, o que afasta a hipótese de pista molhada como causa imediata.

    Colisão traseira envolve carga perigosa em São Paulo

    Caminhão Scania G370 rodoanel
    Caminhão Scania G370 no km 49,5 em SP

    Mais cedo, às 11h58, outro acidente foi registrado no km 49,5, em São Paulo, sentido interno da SP-021. Um caminhão Scania G370 colidiu na traseira de uma carreta Scania R440. Ambas as composições carregavam substâncias, sendo que uma delas transportava produto classificado como perigoso ao meio ambiente, conforme o código ONU 3077/90.

    Após o impacto, os veículos seguiram para o acostamento, sem bloqueio das faixas principais. A ocorrência durou 1h11 e não deixou feridos. Embora a colisão apresentasse criticidade leve, as equipes operacionais redobraram a atenção devido à natureza da carga envolvida.

    A Polícia Militar Rodoviária esteve no local para acompanhar o atendimento. Não houve necessidade de transbordo, derramamento ou acionamento de plano de contingência ambiental, mas o risco potencial aumentou a complexidade da ocorrência.

    Carreta Scania R440 rodoanel
    Carreta Scania R440 no km 49,5 em SP

    Atuação rápida evita maiores impactos no Rodoanel

    A concessionária SPMAR atendeu rapidamente ambas as ocorrências e mobilizou recursos operacionais, como guinchos, viaturas de inspeção, ambulâncias e equipes de resgate. A atuação eficiente permitiu a liberação das faixas em tempo hábil e evitou que o tráfego ficasse comprometido por longas horas.

    Apesar dos transtornos, não houve registros de mortes, e as vítimas do capotamento receberam atendimento adequado em tempo oportuno.

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