Rio Claro recebe selo nacional por incentivo ao uso da bicicleta e anuncia mudanças no transporte coletivo

Rio Claro recebeu o Selo Bicicleta Brasil, concedido pelo Ministério das Cidades, em reconhecimento às ações que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte urbano. A cidade também anunciou mudanças nas linhas de ônibus municipais que começam a valer em 3 de novembro, ampliando o acesso da população e aprimorando o serviço de transporte coletivo.

O selo, criado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, reconhece municípios que estimulam a mobilidade ativa e sustentável. Em Rio Claro, o prêmio se deve à implantação da ciclovia no canteiro central das avenidas Visconde do Rio Claro e Tancredo Neves, que aumentou em 57% a malha cicloviária da cidade. Antes com sete quilômetros, o município agora conta com 11 quilômetros de ciclovias, além de 35 quilômetros de ciclofaixas, totalizando 46 quilômetros de estrutura voltada aos ciclistas.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Conhecida por sua topografia plana, Rio Claro tem mais de 100 mil bicicletas em circulação, segundo levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. A Prefeitura investe constantemente em infraestrutura para ciclistas, garantindo segurança e conforto tanto para quem utiliza a bicicleta no deslocamento diário quanto para lazer e esporte. Essas ações tornam o município referência nacional em mobilidade sustentável e reforçam o compromisso local com a redução de poluentes e a melhoria da qualidade de vida.

    Ciclovias fortalecem mobilidade sustentável e segurança dos ciclistas

    A nova ciclovia das avenidas Visconde do Rio Claro e Tancredo Neves conecta áreas estratégicas da cidade. Melhorando a integração entre bairros e otimizando o fluxo de ciclistas. O investimento faz parte de uma política municipal voltada para ampliar o transporte ativo, incentivar hábitos saudáveis e reduzir o uso de veículos motorizados.

    Com o selo, Rio Claro passa a integrar uma rede nacional de cidades comprometidas com o transporte limpo e sustentável, alinhando-se às metas federais de mobilidade urbana eficiente. A Prefeitura planeja seguir expandindo a infraestrutura cicloviária e aprimorando a sinalização para garantir mais segurança nas travessias e cruzamentos. Além de promover campanhas educativas sobre o respeito aos ciclistas e pedestres.

    Mudanças nas linhas de ônibus em Rio Claro começam em 3 de novembro

    Foto: Prefeitura de Rio Claro

    A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário anunciou alterações no transporte coletivo municipal para otimizar o serviço, reduzir o tempo de espera e atender melhor os passageiros. As mudanças entram em vigor no dia 3 de novembro e afetam 11 bairros e dois distritos – Ajapi e Ferraz.

    Entre as novidades, está a criação de um novo ponto de parada em frente à UPA da Avenida 29 no período noturno, oferecendo mais uma opção de acesso à unidade de saúde. As alterações incluem ainda a fusão de quatro linhas de ônibus, que passam a operar de forma unificada nos dias úteis. Sem mudanças nos fins de semana e feriados.

    O secretário de Mobilidade Urbana, Vinícius Sossai, destacou que as mudanças resultam de estudos técnicos e sugestões da população. “As alterações foram pensadas para otimizar o atendimento e garantir o equilíbrio financeiro do serviço”, afirmou.

    As linhas dos bairros Bela Vista e São Miguel serão unificadas, assim como as que atendem Paineiras, Santa Elisa e Vila Olinda. Também haverá a junção das linhas Jardim das Palmeiras e Jardim Centenário, com novos itinerários e horários apenas em dias úteis. Para os bairros Copacabana, Vila Paulista e Boa Vista, a unificação muda apenas os horários das viagens, mantendo os trajetos atuais.

    Nos distritos de Ajapi e Ferraz, os ajustes envolvem apenas os horários, adequados às necessidades dos moradores da zona rural. A Prefeitura informou que nenhuma linha perderá veículos e que o caráter das mudanças é experimental, podendo haver novas adequações após análise técnica.

    Os passageiros podem consultar os novos horários e rotas pelo aplicativo SOU, disponível para download gratuito em celulares Android e iOS. Facilitando o acompanhamento em tempo real do transporte coletivo.

    Rio Claro aposta em integração entre transporte público e mobilidade ativa

    Com as novas ciclovias e os ajustes no transporte coletivo, Rio Claro reforça seu compromisso com a mobilidade urbana integrada. A cidade busca equilibrar o transporte motorizado e o transporte ativo, promovendo deslocamentos mais rápidos, acessíveis e sustentáveis.

    As iniciativas consolidam uma política pública que prioriza o cidadão e incentiva o uso de modais alternativos, garantindo mais conforto e eficiência na locomoção urbana. A Prefeitura pretende continuar investindo em infraestrutura, tecnologia e planejamento para que a mobilidade em Rio Claro acompanhe o ritmo de crescimento da cidade. E melhore a qualidade de vida de todos os moradores.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário