ViaQuatro apresenta detalhes da expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo terá sua primeira expansão rumo à Região Metropolitana. A ViaQuatro, operadora da linha e referência em tecnologia e operação automatizada, apresentou oficialmente os detalhes da obra que levará o metrô até Taboão da Serra. O investimento total será de R$ 4 bilhões, com conclusão prevista entre 48 e 64 meses.

A ampliação adicionará 3,3 km de trilhos subterrâneos e duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, ambas modernas, sustentáveis e preparadas para os desafios climáticos do futuro.

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  • Traçado da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

    Linha 4-Amarela terá novas estações com padrão internacional

    A Estação Chácara do Jockey terá dois acessos (pelo parque e pela Av. Prof. Francisco Morato), plataformas laterais de 132 metros, dois elevadores, quatro escadas rolantes, sanitários acessíveis e uma sala de pronto atendimento. Sua profundidade média será de 20 metros.

    Vista da futura Estação Chácara do Jockey
    Parque Chácara do Jockey
    Projeto com mínima intervenção no Parque Chácara do Jockey

    A Estação Taboão da Serra será a porta de entrada do metrô no município. Contará com dois acessos, plataformas amplas também com 132 metros, dois elevadores, seis escadas rolantes, 17 bloqueios, sanitários acessíveis, bicicletário e um terminal de ônibus com capacidade para 22 veículos. A estação se integrará ao Córrego Poá com ciclovia e terá escavações de até 25 metros.

    Estação e Terminal Taboão da Serra
    Projeto da estação e terminal Taboão da Serra

    A construção será feita com o método NATM (New Austrian Tunneling Method), técnica segura e precisa usada internacionalmente, que permite escavações simultâneas com concreto projetado.

    Escavação método NATM

    Trens automáticos e sustentabilidade na Linha 4-Amarela

    Com a expansão, a frota ganhará seis novos trens fabricados pela CRRC. Cada composição terá cinco carros, capacidade para 616 passageiros, ar-condicionado, LED, áreas acessíveis e sistema UTO (Unattended Train Operation) com tecnologia CBTC, que permite operação sem condutor e intervalos de apenas dois minutos.

    Os trens terão ainda autonomia de até 8 km em caso de queda de energia, reforçando a segurança da operação. O percurso entre Luz e Taboão da Serra será feito em aproximadamente 26 minutos.

    Linha 4-Amarela amplia mobilidade e inclusão em SP

    As novas estações apresentam projeto com foco em resiliência climática, utilizando materiais duráveis, sistemas de drenagem contra enchentes, captação e reuso de água da chuva, ventilação natural e infraestrutura para painéis solares. A sinalização será tátil e visual, com rampas, elevadores, mapas acessíveis e equipe treinada para atender pessoas com deficiência.

    A energia que abastece a linha vem 100% de fontes renováveis, com fornecimento garantido por contrato com a Neoenergia, a partir do complexo eólico Oitis (PI e BA), alinhando o projeto à meta de neutralidade de carbono da Motiva até 2035.

    Aditivo e nova fase da parceria público-privada

    O Termo Aditivo nº 10 foi assinado, formalizando a ViaQuatro como responsável pela obra e prevendo a prorrogação antecipada da concessão em 20 anos. O Governo do Estado de São Paulo investirá cerca de R$ 3 bilhões, com aporte adicional de R$ 1 bilhão pela concessionária.

    A expansão representa um exemplo positivo de parceria público-privada bem-sucedida, com foco em impacto urbano e mobilidade sustentável.

    Conclusão

    A expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra marca um novo capítulo na mobilidade de São Paulo. Com tecnologia de ponta, estações acessíveis e integração metropolitana, a obra reforça o papel do transporte público como vetor de inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

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