Passageiros relatam problemas nas linhas 11‑Coral e 12‑Safira

Usuários relataram caos e atrasos nas linhas 11‑Coral e 12‑Safira da CPTM na manhã desta quinta-feira (2/10). Muitos passageiros denunciaram trens parados por longos períodos, plataformas lotadas e total falta de justificativas oficiais.

Entre 6h20 e 8h36, mensagens de passageiros apontaram: estação Guaianases “Lotadona”, trem parado por até 20 minutos entre as estações Itaquera e Tatuapé, velocidade reduzida, demora excessiva entre estações e reclamações sobre ausência de comunicado oficial.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Falha de sinalização confirmada pela CPTM

    A CPTM emitiu posicionamento informando que entre 8h10 e 8h15 ocorreu uma oscilação na rede de energia elétrica externa. Essa falha provocou uma pane na sinalização entre as estações Brás e Tatuapé. Dois trens precisaram esvaziar os passageiros nas estações Comendador Ermelino e Engenheiro Goulart (Linha 12-Safira).

    Interrupção de energia: posicionamento da Enel sobre o incidente

    A Enel Distribuição São Paulo reconheceu que houve interrupção de energia entre 7h47 e 8h04, causada por desligamento na rede de transmissão da empresa Alupar. O impacto atingiu parte da região central. O serviço se restabeleceu em 17 minutos por meio de manobras remotas na rede de distribuição.

    Essa oscilação coincidiu com os problemas operacionais da CPTM e pode ter atuado como fator determinante para a falha na sinalização e os atrasos relatados pelos usuários.

    Nota da CPTM

    “Entre 8h10 e 8h15, uma oscilação na rede de energia elétrica externa provocou uma falha de sinalização entre as estações Brás e Tatuapé, resultando em redução de velocidade nesse trecho. Por conta disso, dois trens precisaram esvaziar os passageiros nas estações Comendador Ermelino e Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira.”

    Nota da Enel

    “A Enel Distribuição São Paulo informa que a interrupção registrada nesta quinta-feira (02/10), entre 7h47 e 8h04, foi causada por um desligamento na rede de transmissão da empresa Alupar, impactando parte da região central da capital. O fornecimento foi restabelecido em 17 minutos por meio de manobras remotas na rede de distribuição.”

    Nota da Alupar

    “A Alupar informa que a Subestação Canindé não é parte de seu portfólio de ativos e, sim, a Subestação Centro. A operação da Subestação Centro foi totalmente reestabelecida. O breve registro de interrupção ocorreu durante os procedimentos de retomada, após uma série de testes noturnos de modernização do sistema, realizados na madrugada desta quinta-feira.

    É importante destacar que esses testes são planejados e essenciais para garantir a maior eficiência e segurança da subestação no futuro. A ocorrência foi rapidamente identificada e solucionada pela nossa equipe. Seguimos com os serviços e investimentos para concluir a modernização da SE Centro, conforme o cronograma do contrato de concessão.”

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário