As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo seguem em ritmo acelerado, com destaque para as fases finais de paisagismo e a instalação de sistemas operacionais como portas de embarque, elevadores e escadas rolantes. A linha terá 6,7 km de extensão e conectará o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.
Com início de operação previsto para 2026, a nova linha de monotrilho vai ampliar a mobilidade urbana na Zona Sul da capital, integrando regiões densamente povoadas à malha metroferroviária.
Linha 17-Ouro terá trens automáticos e tecnologia de ponta
A frota contará com 14 trens modernos, cada um com cinco carros, 60,8 metros de comprimento e capacidade para 616 passageiros. Os trens contarão com ar-condicionado, iluminação em LED e áreas acessíveis. Eles também terão o sistema UTO (Unattended Train Operation), operado com tecnologia CBTC, que permite maior regularidade e intervalos menores entre viagens.
Além disso, os trens terão autonomia para rodar até 8 km com baterias próprias em caso de queda de energia. Isso garante segurança e continuidade do serviço.
Sistemas da futura linha entram em comissionamento
Já foram energizados os sistemas de alimentação elétrica em estações como Vereador José Diniz e Campo Belo. Estão em andamento os testes de comissionamento dos sistemas auxiliares, incluindo ar-condicionado, iluminação, ventilação, multimídia, monitoramento e telecomunicações.
Outros equipamentos, como a máquina de lavar trem e o veículo de manutenção de via, também estão em fase de testes. A instalação de portas de plataforma ocorre simultaneamente em todas as oito estações.
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Integração da Linha 17-Ouro vai beneficiar transporte em Congonhas
Para o gerente da Linha 17-Ouro, Marcelo Basso, a obra representa um salto na integração do transporte público de São Paulo. “O monotrilho da Linha 17-Ouro é essencial por conectar diretamente o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária, oferecendo uma opção moderna e eficiente para a população da Zona Sul”, destacou.
A linha também contará com integração com terminais e estações como Campo Belo, Vereador José Diniz e Morumbi, facilitando a conexão com ônibus e outros modais.