Uber Moto amplia acesso ao transporte para baixa renda e mulheres em São Paulo

Um estudo recente realizado pela Uber revelou que o Uber Moto ampliou significativamente o acesso ao transporte para a população de baixa renda e mulheres em São Paulo. A pesquisa analisou dados geoespaciais e demográficos, cruzando os pontos de origem das viagens com informações do Censo brasileiro. Cerca de 1.840 usuários participaram da pesquisa, que destacou o papel do Uber Moto na redução das desigualdades socioeconômicas no transporte da cidade.

Uber Moto atende principalmente bairros de baixa renda

Ao agrupar os locais de embarque por setor censitário, a pesquisa constatou que a renda média mensal per capita nas áreas de embarque de veículos de quatro rodas, como UberX, supera em 42% a renda das áreas onde predominam as viagens de Uber Moto – R$ 2.995 contra R$ 2.115. Isso indica que as viagens de Uber Moto tendem a começar em regiões com renda significativamente menor do que as viagens em carros da Uber. Essa tendência se manteve tanto em janeiro, quando o serviço ainda não operava no centro expandido. O mesmo ocorreu em maio, quando o Uber Moto passou a funcionar em todo o município.

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  • Além disso, o Uber Moto mostrou-se uma opção de transporte especialmente relevante para mulheres, que representaram 67% dos participantes da pesquisa. Esse dado sugere que o serviço oferece suporte à mobilidade feminina de forma que outros meios de transporte não conseguem.

    Distribuição geográfica e perfil socioeconômico dos usuários do Uber Moto

    Os mapas analisados indicam que os embarques com carros concentram-se nas regiões centrais da cidade, que correspondem às áreas de maior renda. Por outro lado, os embarques distribuem-se de forma mais uniforme pela cidade, com maior densidade em bairros da Zona Leste, como Itaim Paulista, Itaquera e Lajeado, e da Zona Sul, como Campo Limpo e Capão Redondo. Essa distribuição reforça que o serviço atende especialmente usuários de baixa renda.

    Cerca de dois terços dos usuários que responderam à pesquisa em maio de 2025 relataram ganhar menos de R$ 4.000 por mês. Um terço afirmou ganhar menos de R$ 2.000. Esses usuários pertencem às classes C, D e E, que representam domicílios com menor poder aquisitivo.

    Uber Moto amplia o alcance da rede de transporte público

    O estudo também indicou que o serviço ampliou o alcance da rede de transporte público em São Paulo. Para moradores de bairros periféricos, que frequentemente precisam fazer múltiplas baldeações para cobrir o chamado “último quilômetro”, o serviço oferece uma opção prática para acessar estações de metrô ou pontos de ônibus. Cerca de um em cada três usuários utilizou o Uber Moto para se conectar ao transporte público.

    Débora Brito, gerente de Operações para Uber Moto no Brasil, destaca que o serviço ajuda a suprir, de forma inclusiva e equitativa, as lacunas deixadas pelas opções de transporte existentes. Ela ressalta que o Uber Moto atende às necessidades das pessoas quando outras alternativas não conseguem oferecer confiabilidade, segurança e acessibilidade.

    Conclusão sobre o impacto do serviço em São Paulo

    O srviço contribui para reduzir desigualdades no transporte ao atender principalmente regiões de baixa renda e oferecer uma alternativa importante para a mobilidade feminina. Além disso, amplia o acesso ao transporte público, facilitando o deslocamento em áreas periféricas. O serviço demonstra um papel fundamental na inclusão social e na melhoria da mobilidade urbana em São Paulo, destacando-se como uma solução acessível, segura e confiável para diversos perfis de usuários.

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