A cidade de São Paulo alcançou um novo marco na adoção de ônibus elétricos. Durante o seminário “Caminhos para a Eletromobilidade Urbana”, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a entrega de mais 120 coletivos a bateria, elevando para 961 o número total de veículos eletrificados em operação na capital.
Desse total, 760 são ônibus a bateria e 201 são trólebus. A previsão da Prefeitura é atingir 1.200 ônibus elétricos em circulação até o fim de 2025, consolidando São Paulo como a cidade com a maior frota do tipo no país.
São Paulo lidera transição com frota crescente de ônibus elétricos
A substituição dos veículos a diesel por modelos elétricos promete gerar impactos diretos na saúde e no meio ambiente. A nova frota evitará a emissão de 10,4 mil toneladas de CO₂ por ano e o consumo de 35 mil litros de diesel por veículo.
Estudos apontam que essa mudança pode evitar até 388 mortes prematuras causadas por poluição. Além disso, a operação de um ônibus elétrico custa cerca de R$ 5 mil por mês, frente aos R$ 25 mil gastos com modelos a diesel.
Ônibus elétricos geram economia e qualidade de vida
Durante o evento, especialistas destacaram os benefícios da eletromobilidade, como a redução de custos operacionais, melhora na qualidade do ar e geração de empregos na indústria nacional.
Atualmente, 370 ônibus elétricos estão em produção no Brasil. Modelos padrão e articulados já são 100% fabricados no país, demonstrando a capacidade da indústria nacional em atender à crescente demanda das cidades.
Seminário aborda infraestrutura, financiamento e segurança
Sete painéis temáticos discutiram os desafios para ampliar o uso de ônibus elétricos. Os temas abordaram desde a expansão da infraestrutura de recarga até o alinhamento das normas técnicas de segurança em edificações.
Representantes do governo, indústria e entidades civis reforçaram a necessidade de criar um ambiente regulatório favorável à inovação e à transição energética. O evento demonstrou o compromisso da cidade com uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável.