A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deve iniciar operação plena apenas no fim de outubro, segundo a CPTM. As informações foram apuradas pela TV Globo.
Atualmente, a estação funciona em operação assistida, das 10h às 14h, com intervalos de cerca de 30 minutos, já que apenas um trem faz o percurso de ida e volta.
Passageiros reclamam da operação assistida da estação Varginha
Em entrevista à TV Globo, passageiros afirmaram que o horário restrito não compensa, já que o movimento é baixo e muitos acabam optando por pegar ônibus na estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal fora do período assistido.
Apesar de ter sido inaugurada em janeiro, a estação demorou 10 anos para ficar pronta e foi projetada para atender 50 mil passageiros por dia. No entanto, apenas 200 pessoas utilizam o serviço diariamente no formato atual.
Problemas técnicos atrasaram a abertura plena
Segundo a apuração da TV Globo, uma falha no projeto de energia impedia o funcionamento contínuo dos trens até a estação Varginha, sob risco de comprometer toda a Linha 9-Esmeralda. Além disso, o furto de cabos e equipamentos de sinalização também atrasou a liberação.
A CPTM informou que a reposição dos itens furtados permitirá a emissão do certificado de segurança operacional, documento necessário para que a ViaMobilidade assuma a operação plena no fim de outubro.
Terminal de ônibus também sofreu atrasos
A CPTM é responsável pela construção de um novo terminal de ônibus ao lado da estação Varginha. A obra ficou mais cara – com aditivo de R$ 16 milhões – e deve ser concluída apenas no segundo semestre de 2026.
Enquanto isso, os passageiros precisam utilizar o terminal atual, localizado a 1 km da estação.