A ViaMobilidade está testando drones para limpeza e inspeção em áreas de difícil acesso nas estações e estruturas da Linha 5-Lilás. A iniciativa traz ganhos operacionais importantes, com mais segurança, agilidade e eficiência.
O equipamento europeu, avaliado em R$ 100 mil, foi utilizado no pátio Capão Redondo. A tecnologia reduziu pela metade o tempo de operação e evitou a interdição de vias públicas ou exposição de colaboradores a riscos desnecessários.
ViaMobilidade aposta em drones para limpeza técnica com segurança
A ação piloto limpou as placas espelho da via elevada, localizadas sobre avenidas e córregos. Sem suporte para acesso humano, o uso do drone eliminou a necessidade de plataformas elevatórias e riscos de acidentes.
Além da segurança, a tecnologia otimiza recursos. Com foco na sustentabilidade, o drone direciona com precisão água e produtos químicos, reduzindo desperdício e o uso de veículos pesados no entorno das estações.
Drones ampliam eficiência e sustentabilidade na Linha 5-Lilás
A tecnologia passou por teste em novembro de 2024, na Estação Brooklin, com excelentes resultados. A limpeza da cúpula de vidro, que antes levava seis dias com alpinistas, ocorreu em dois dias com o drone.
A ViaMobilidade estuda expandir a solução para outras estações com cúpulas semelhantes, como Eucaliptos, Moema e Borba Gato. Com isso, reafirma seu compromisso com inovação, segurança e qualidade no serviço oferecido aos mais de 600 mil passageiros da Linha 5-Lilás.