Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas no sábado (6) e durante toda a operação comercial do domingo (7), para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
Sábado, dia 6
No sábado (6), das 23h à meia-noite, os trens da Linha 12-Safira chegam e partem da plataforma 2 na Estação Tatuapé. Os serviços são necessários para a manutenção preventiva em máquinas de chave nos aparelhos de mudanças de via.
Domingo, dia 7
No domingo (7), das 8h às 17h30, os trens da Linha 7-Rubi, que seguem no sentido Jundiaí, não prestam serviço na Estação Água Branca. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a Lapa e retornar no sentido Palmeiras-Barra Funda. Para quem embarca com sentido Jundiaí, será necessário pegar o trem até Palmeiras-Barra Funda e retornar. Os trens circulam pela plataforma 2 nas estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca, das 8h às 17h30. Já em Botujuru e Campo Limpo, o horário é das 8h às 14h.
Ainda no domingo, das 9h às 17h30, a circulação de trens da Linha 10-Turquesa da CPTM encerra na Estação da Luz, sem seguir até a estação Palmeiras-Barra Funda. Entre o período de 9h às 14h, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Capuava.
Esta estratégia ocorre para instalação de fusão de fibra ótica, lançamento e estrutura de cabos de baixa tensão, carga e descarga de materiais na via (dormentes e trilhos), além de obras civis nas paredes e borda de plataforma da Estação Capuava.
Durante toda a operação de domingo (entre 4h e meia-noite), na Linha 11-Coral, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Antônio Ginanetti Neto.
Na Linha 12-Safira, também no domingo, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Aracaré (das 4h às 8h) e nas estações Engenheiro Manoel Feio e Itaquaquecetuba (das 4h às 20h). As alterações operacionais são necessárias para substituições de trilhos e carga de materiais inservíveis.
Durante o domingo, entre 5h e meia-noite, os trens do Expresso Aeroporto funcionam com intervalos de 30 minutos.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.