A Prefeitura de São Paulo e a CPTM avançaram em mais uma etapa importante para a mobilidade urbana da capital. Em agosto de 2025, a SPUrbanismo aprovou a contratação da CPTM para a elaboração do anteprojeto de sistemas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no Centro da cidade. A iniciativa faz parte do Projeto Bonde São Paulo e do Plano de Requalificação Urbanística da região central, com foco na integração de modais e sustentabilidade.
Com previsão de início das obras em 2026, o projeto do VLT contará com duas linhas, 27 estações e integração com outros modais de transporte. O investimento estimado é de R$ 4 bilhões, e o prazo de execução das obras é de 36 meses.
Anteprojeto terá foco em energia e controle operacional
A CPTM será responsável por desenvolver os sistemas elétricos, subestações retificadoras, sistemas de sinalização e de energia fotovoltaica. Também estão inclusas a elaboração das especificações técnicas de obras civis, instalações elétricas e de incêndio. Além disso, fazem parte o Centro de Controle Operacional (CCO) e os sistemas auxiliares.
- Leia também: ViaMobilidade inspeciona mais de 2 mil km de trilhos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
VLT no Centro: transporte moderno e sustentável para SP
A CPTM, com sua expertise de mais de 30 anos em transporte sobre trilhos, foi escolhida como parceira estratégica para garantir qualidade técnica, agilidade e segurança no desenvolvimento do projeto. A fase de anteprojeto tem duração prevista de cinco meses e um investimento inicial de R$ 1,39 milhão.
Com essa colaboração entre a CPTM e a Prefeitura, São Paulo reforça seu compromisso com a modernização do transporte público. O objetivo é promover um modelo urbano mais eficiente, sustentável e conectado.
