Estudo do Detran-SP mostra queda nas mortes no trânsito em SP e outras cidades

A cidade de São Paulo e outros municípios paulistas apresentam tendência de redução nas mortes no trânsito, especialmente por atropelamentos. O dado faz parte de um estudo divulgado pelo Detran-SP com base na plataforma Infosiga. A análise considerou registros entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025.

A capital paulista se junta a cidades como Campinas, Guarujá e Presidente Prudente na projeção de queda na letalidade viária. Segundo o levantamento, 28 cidades com mais de 100 mil habitantes demonstram redução significativa nas mortes no trânsito.

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  • Cidades com queda nas mortes de pedestres no trânsito

    Entre os municípios que registraram queda na mortalidade de pedestres no trânsito estão:

    • São Paulo
    • Santos
    • Campinas
    • Guarujá
    • São José do Rio Preto
    • Mogi das Cruzes
    • Osasco
    • Cubatão
    • Guaratinguetá

    Os pedestres representam o segundo grupo mais vulnerável no trânsito, atrás apenas dos motociclistas. Em 2024, eles foram responsáveis por 17% dos óbitos viários no Estado de São Paulo.

    Trânsito mais seguro exige planejamento e articulação

    O Estado de São Paulo trabalha na construção do Plano Estadual de Segurança Viária, que deverá reunir metas, indicadores e diretrizes para reduzir mortes. A proposta também visa orientar ações municipais.

    “Os estados têm papel essencial na articulação das diretrizes nacionais com as iniciativas locais. É preciso integrar programas, engenharia de tráfego e ações educativas”, afirma Reynaldo Neto, analista sênior do WRI Brasil.

    Mortes de motociclistas preocupam autoridades

    Em contrapartida, o estudo apontou tendência de alta nas mortes de motociclistas em diversos municípios. Em 2023, eles representaram 46% dos óbitos no trânsito no Brasil. Esse número era de 33% em 2010. O aumento acompanha o crescimento da frota de motocicletas no país.

    Segundo o Detran-SP, cada cidade precisa analisar seus dados, identificar os fatores de risco e implementar ações direcionadas à realidade local.

    O Brasil participa da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da ONU, com o objetivo de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.

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