A cidade de São Paulo e outros municípios paulistas apresentam tendência de redução nas mortes no trânsito, especialmente por atropelamentos. O dado faz parte de um estudo divulgado pelo Detran-SP com base na plataforma Infosiga. A análise considerou registros entre janeiro de 2015 e fevereiro de 2025.
A capital paulista se junta a cidades como Campinas, Guarujá e Presidente Prudente na projeção de queda na letalidade viária. Segundo o levantamento, 28 cidades com mais de 100 mil habitantes demonstram redução significativa nas mortes no trânsito.
Cidades com queda nas mortes de pedestres no trânsito
Entre os municípios que registraram queda na mortalidade de pedestres no trânsito estão:
- São Paulo
- Santos
- Campinas
- Guarujá
- São José do Rio Preto
- Mogi das Cruzes
- Osasco
- Cubatão
- Guaratinguetá
Os pedestres representam o segundo grupo mais vulnerável no trânsito, atrás apenas dos motociclistas. Em 2024, eles foram responsáveis por 17% dos óbitos viários no Estado de São Paulo.
Trânsito mais seguro exige planejamento e articulação
O Estado de São Paulo trabalha na construção do Plano Estadual de Segurança Viária, que deverá reunir metas, indicadores e diretrizes para reduzir mortes. A proposta também visa orientar ações municipais.
“Os estados têm papel essencial na articulação das diretrizes nacionais com as iniciativas locais. É preciso integrar programas, engenharia de tráfego e ações educativas”, afirma Reynaldo Neto, analista sênior do WRI Brasil.
Mortes de motociclistas preocupam autoridades
Em contrapartida, o estudo apontou tendência de alta nas mortes de motociclistas em diversos municípios. Em 2023, eles representaram 46% dos óbitos no trânsito no Brasil. Esse número era de 33% em 2010. O aumento acompanha o crescimento da frota de motocicletas no país.
Segundo o Detran-SP, cada cidade precisa analisar seus dados, identificar os fatores de risco e implementar ações direcionadas à realidade local.
O Brasil participa da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da ONU, com o objetivo de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.