Escadas rolantes das estações da Linha 17-Ouro são instaladas

As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo alcançaram mais um marco com a instalação das duas últimas escadas rolantes na estação Washington Luiz. Ao todo, 73 equipamentos foram posicionados nas oito estações do primeiro trecho, que ligará o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.

Fabricadas na Espanha, as escadas contam com sensores e controle inteligente, ajustando a velocidade conforme o fluxo de passageiros. A tecnologia, já utilizada nas linhas 15-Prata e 5-Lilás, garante eficiência energética e segurança nas estações.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Linha 17-Ouro terá integração com Congonhas e transporte automatizado

    Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro vai integrar o Aeroporto de Congonhas à malha metroferroviária, conectando-se às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. A linha contará com trens automatizados (sistema UTO), operando com tecnologia CBTC, que reduz os intervalos entre as composições.

    Cada trem terá cinco carros e capacidade para transportar até 616 passageiros. Além de acessibilidade, os trens oferecerão ar-condicionado, iluminação LED e operação sem condutor.

    escadas rolantes linha 17-ouro
    Foto: Divulgação/Governo de SP

    Últimas instalações indicam avanço na conclusão das obras

    As duas escadas instaladas na estação Washington Luiz possuem 30 metros de comprimento e vencem desníveis de até 12 metros. Esse avanço reforça o cronograma das obras, com previsão de entrega para 2026.

    A expectativa é que a Linha 17-Ouro beneficie 100 mil passageiros por dia, promovendo mais agilidade nos deslocamentos entre o aeroporto e a Zona Sul da capital. A estrutura reforça a integração e a modernização do transporte público em São Paulo.

    Deixe um comentário