As obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo alcançaram mais um marco com a instalação das duas últimas escadas rolantes na estação Washington Luiz. Ao todo, 73 equipamentos foram posicionados nas oito estações do primeiro trecho, que ligará o Morumbi ao Aeroporto de Congonhas.
Fabricadas na Espanha, as escadas contam com sensores e controle inteligente, ajustando a velocidade conforme o fluxo de passageiros. A tecnologia, já utilizada nas linhas 15-Prata e 5-Lilás, garante eficiência energética e segurança nas estações.
Linha 17-Ouro terá integração com Congonhas e transporte automatizado
Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro vai integrar o Aeroporto de Congonhas à malha metroferroviária, conectando-se às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. A linha contará com trens automatizados (sistema UTO), operando com tecnologia CBTC, que reduz os intervalos entre as composições.
Cada trem terá cinco carros e capacidade para transportar até 616 passageiros. Além de acessibilidade, os trens oferecerão ar-condicionado, iluminação LED e operação sem condutor.
Últimas instalações indicam avanço na conclusão das obras
As duas escadas instaladas na estação Washington Luiz possuem 30 metros de comprimento e vencem desníveis de até 12 metros. Esse avanço reforça o cronograma das obras, com previsão de entrega para 2026.
A expectativa é que a Linha 17-Ouro beneficie 100 mil passageiros por dia, promovendo mais agilidade nos deslocamentos entre o aeroporto e a Zona Sul da capital. A estrutura reforça a integração e a modernização do transporte público em São Paulo.