Passageiros da Linha 15-Prata enfrentaram um susto na noite de quarta-feira (25), quando um trem ignorou três estações e só parou na estação Jardim Planalto, na Zona Leste de São Paulo. A composição operava de forma automática e, segundo o Metrô, recebeu um comando incorreto de um operador no Centro de Controle Operacional (CCO).
Metrô afirma que sistemas de segurança evitaram riscos
De acordo com o Metrô de São Paulo, o sistema de controle atuou conforme os protocolos. Por isso, mesmo sem paradas intermediárias, os passageiros não correram riscos. A distância entre os trens foi mantida graças aos mecanismos de sinalização e redundância existentes no sistema.
Ainda assim, o incidente gerou forte apreensão. Passageiros relataram momentos de tensão nas redes sociais, como a aproximação com outro trem e o acionamento do botão de emergência por passageiros assustados.
Passageiros da Linha 15-Prata relatam pânico e apreensão
A passageira Leila Kato contou que embarcou na estação Vila Prudente, e percebeu algo estranho após seu filho embarcar na Oratório. O trem não realizou paradas subsequentes, apesar de os letreiros indicarem destino São Mateus. Durante o trajeto, passageiros tentaram quebrar alto-falantes de emergência e observaram outro trem à frente, o que aumentou o medo.
Outro relato, do passageiro Vitor, destacou que a composição “pulou cinco estações” e só parou próxima de outra, gerando ainda mais tensão: “Apertaram o botão de emergência e só parou colado e quase batendo no da frente”.
- Leia também: Estação Perdizes supera 82% de conclusão
Medidas administrativas e reciclagem para o colaborador
O Metrô informou que aplicará medidas administrativas ao colaborador responsável, incluindo reciclagem de suas funções. A companhia reiterou que todas as linhas, incluindo a Linha 15-Prata, contam com modernos sistemas de controle que garantem a segurança, mesmo diante de falhas humanas.
A entrada de operadores no trem após a parada na estação Jardim Planalto contribuiu para restabelecer a tranquilidade a bordo.
Leia a nota do Metrô de São Paulo na íntegra:
“Às 20h10 desta quarta-feira (25), um trem da Linha 15-Prata não prestou serviço em três estações, em razão de um comando indevido de um operador do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde as composições são controladas. Com a orientação incorreta, o trem obedeceu parada na estação Jardim Planalto, sem colocar em risco a integridade dos passageiros, devido ao cumprimento dos requisitos de segurança pelo sistema de controle, que atuou conforme os protocolos estabelecidos, impedindo a aproximação de outras composições.
O Metrô pede desculpas pelo transtorno causado aos passageiros e vai aplicar as medidas administrativas, que incluem reciclagem, ao colaborador que atuou incorretamente. A Companhia também destaca que a Linha 15, assim como as demais linhas, contam com modernos sistemas de sinalização e controle que mantém uma distância entre os trens, garantindo a segurança, inclusive com “redundância” que fornece outras camadas de segurança em caso de inconformidade dos sistemas.”