A estação Perdizes da Linha 6-Laranja de metrô atingiu 82,4% de conclusão e já se destaca como a mais adiantada do trecho em obras. A entrega está prevista para 2026 e marcará o encerramento da primeira fase do projeto, que ligará a Brasilândia, na Zona Norte, ao bairro de Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo.
A estação ficará a quase 30 metros de profundidade e terá acessos pelas ruas Apiacás e Ciro Costa, na região da Avenida Sumaré. A localização é estratégica por integrar centros comerciais, espaços de lazer e facilitar o acesso ao estádio e arena de shows localizados nas proximidades.
Estação Perdizes será a primeira a ficar pronta na Linha 6-Laranja
O ritmo acelerado das obras coloca a estação Perdizes à frente das demais paradas da linha, como Água Branca e Santa Marina, que atingiram 81% de execução. A expectativa é que a estação ajude a melhorar a mobilidade na região, com infraestrutura moderna e acessível.
Linha 6-Laranja conectará zonas Norte, Oeste e Centro
A Linha 6-Laranja terá 15,3 km e ligará Brasilândia à estação São Joaquim, no Centro da capital, em um tempo estimado de 23 minutos. A obra, atualmente em sua segunda fase, inclui a instalação de trilhos e sistemas operacionais.
O ramal integrará as linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, além de beneficiar estudantes com acesso a sete universidades diretamente ao longo do trajeto e mais quatro de forma indireta.
- Leia também: Concessão das linhas 11, 12 e 13 garante melhorias
Parceria público-privada viabiliza avanço das obras na estação Perdizes
O projeto da Linha 6-Laranja é executado pela concessionária Linha Universidade (Linha Uni), sob responsabilidade da Acciona. A parceria público-privada tem coordenação da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de SP (SPI), e já gerou mais de 10 mil empregos.
Conclusão
A evolução da estação Perdizes representa um marco no avanço da Linha 6-Laranja. Com cronograma adiantado e integração estratégica, a obra promete transformar o deslocamento em São Paulo.