Trem Intercidades terá parada em Carapicuíba no trajeto Sorocaba-São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo finalizou os estudos para o Trem Intercidades (TIC) – Eixo Oeste, que ligará Sorocaba à capital paulista com transporte de passageiros sobre trilhos. O projeto prevê oito paradas em sete cidades, incluindo Carapicuíba. As obras devem começar em 2027, com operação estimada para 2032.

Trem Intercidades incluirá parada estratégica em Carapicuíba

Entre os municípios contemplados no trajeto estão Sorocaba, Alumínio, Mairinque, São Roque, Amador Bueno (em Itapevi), Carapicuíba e São Paulo. A inclusão de Carapicuíba reforça o papel da cidade como ponto de conexão no sistema metropolitano de transporte.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • No município, os trilhos serão adaptados para receber a nova composição e há possibilidade de construção de uma nova estação. O objetivo é oferecer um serviço moderno e eficiente, integrando o transporte regional.

    Projeto do Trem Intercidades avança para fase de leilão

    A próxima etapa será o leilão do projeto, com participação de empresas interessadas na construção e operação do TIC. O custo total gira em torno de R$ 11 bilhões, com investimentos públicos e privados. A nova linha poderá contar com trens de dois andares, aumentando a capacidade de transporte entre as cidades.

    A maior parte do trajeto entre Sorocaba e São Paulo seguirá o antigo leito da Estrada de Ferro Sorocabana, o que reduz impactos ambientais e facilita a implantação do sistema.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário