A aviação geral em Congonhas passará por mudanças significativas em outubro de 2025. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) atendeu a um pedido da Aena Brasil, operadora do Aeroporto de Congonhas, e transferiu a coordenação e alocação de slots do Decea para a concessionária.
A transferência visa melhorar a utilização da infraestrutura do aeroporto, permitindo que a Aena tenha uma visão mais aprofundada das operações diárias e do fluxo de passageiros e aeronaves. Assim, o operador aeroportuário poderá garantir um nível adequado de segurança e eficiência das operações.
O que essa mudança implica
A nova gestão permitirá que a Aena exija das empresas de táxi-aéreo que cumpram níveis mínimos de performance em seus serviços de apoio. Isso inclui aspectos como a eficiência no tempo de táxi e a remoção rápida de aeronaves da pista. A ideia é maximizar a capacidade do Aeroporto de Congonhas, que já enfrenta saturação.
Além disso, a Anac ressaltou a necessidade de que a nova coordenação respeite princípios de imparcialidade, transparência e não discriminação, conforme estipulado na Resolução nº 682. Essa mudança representa um passo significativo na evolução da aviação geral no aeroporto.
Expectativas para o futuro
A Aena deverá apresentar à Anac uma proposta detalhada sobre as novas regras de distribuição e monitoramento dos slots. A concessionária deve apresentar uma proposta com cronograma de transição junto ao Decea, garantindo o planejamento e o cumprimento de todas as etapas. Com essas inovações, espera-se que Congonhas se torne ainda mais eficiente na gestão de seus recursos.
Considerações finais
A mudança na coordenação de slots da aviação geral em Congonhas promete trazer benefícios significativos para operadores e passageiros. A nova abordagem busca melhorar a qualidade dos serviços e a segurança operacional. Ficar atento às próximas etapas desse processo será essencial para todos envolvidos na aviação.