O governador Tarcísio de Freitas voltou a falar sobre a reutilização das tuneladoras (tatuzões) da Linha 6-Laranja nas obras da futura Linha 16-Violeta. “Estamos falando em aproveitar as tuneladoras. Independentemente da empresa que vencer o leilão, vamos realizar uma licitação para a Linha 16. Será uma PPP, e já temos as tuneladoras aqui. Assim, quem vencer o leilão terá a facilidade de utilizar essas máquinas”, afirmou o governador durante vistoria do primeiro novo trem da Linha 17-Ouro do monotrilho.
O foco deste projeto é a otimização do uso das tuneladoras já em operação no Brasil, evitando a necessidade de adquirir novos equipamentos do exterior, minimizando custos e processos logísticos. Essa estratégia visa acelerar o processo de construção e maximizar o uso dos recursos disponíveis, mobilizando os maquinários de forma coordenada em diferentes trechos.
Apesar de ser uma proposta sensata, considerando que as máquinas já estão no país e as linhas 6-Laranja e 16-Violeta possuem características semelhantes de projeto, as duas tuneladoras pertencem à Acciona e não ao governo de São Paulo. Assim, caso a Acciona não vença o leilão de construção da Linha 16, a empresa vencedora precisará demonstrar interesse em utilizar os equipamentos, que já estarão desgastados, e negociar com a Acciona a aquisição.
A Acciona recebeu autorização do governo estadual para aprofundar os estudos da Linha 16-Violeta, que terá 17 km de extensão e contará com 16 estações, ligando a região da Oscar Freire até a Estação Abel Ferreira, na Zona Leste, sendo franco-favorita a vencer a concorrência. A previsão é que a linha transporte mais de 226 milhões de passageiros por ano, reduzindo em 60 minutos o tempo de viagem entre as duas regiões, proporcionando uma significativa melhoria na mobilidade urbana da capital paulista.