Prefeito de Osasco comemora “avanço” do projeto da Linha 22-Marrom do Metrô

O Prefeito de Osasco, Rogério Lins, comemorou nas redes sociais o “avanço” do projeto da futura Linha 22-Marrom de metrô.

A Linha 22-Marrom partirá de Cotia e vai terminar em São Paulo, na Estação Sumaré, fazendo conexão com a Linha 2-Verde, atendendo uma área de Osasco.

O secretário de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo, Rafael Benini, explicou durante coletiva de imprensa na Sede da B3 na última quarta-feira, 30 de outubro, que o projeto é de longo prazo e que o governo pretende realizar uma parceria com o setor privado para viabilizar sua execução. Sem especificar prazos, ele declarou: “O metrô tem um projeto da linha 22 que chega até Cotia. Estamos estudando uma parceria público-privada para levar o metrô até lá. Uma linha de metrô leva cerca de oito anos para ser implementada. São investimentos altos; o metrô custa cerca de R$ 1 bilhão por quilômetro… então o projeto da linha 22 é pensado a longo prazo.”

O projeto da Linha 22-Marrom já foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos da gestão estadual.

A Linha deve contar com 29 quilômetros de extensão, 19 estações e deve transportar quase 680 mil passageiros por dia.

Durante a 30° Semana de Tecnologia Metroferroviária, Luiz Antonio Cortez, gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô, anunciou que a nova linha será subterrânea e utilizará trens menores e túneis mais estreitos que as linhas já existentes.

A escolha por trens e túneis menores visa otimizar o espaço e reduzir os custos da obra. Além disso, a tecnologia utilizada será moderna e eficiente, com alimentação por terceiro trilho e sistemas de sinalização avançados.

O Metrô de São Paulo irá contratar uma empresa para realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da linha, com previsão de início das audiências públicas para setembro de 2025. A partir daí, será solicitada a Licença Prévia Ambiental, um passo fundamental para o início das obras.

Deixe um comentário