O Metrô de São Paulo divulgou novos detalhes sobre a Linha 22-Marrom, que ligará Cotia à Estação Sumaré, na Zona Oeste da capital. Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a empresa anunciou que a nova linha será subterrânea e utilizará trens menores e túneis mais estreitos que as linhas já existentes.
De acordo com Luiz Antonio Cortez, gerente de planejamento e meio ambiente do Metrô, os trens da Linha 22-Marrom terão apenas cinco carros, em vez dos seis comuns nas outras linhas. Além disso, os túneis serão mais estreitos, com menos de 10 metros de diâmetro, e as plataformas terão 110 metros de comprimento.
Apesar das dimensões menores, a capacidade de transporte da linha será significativa. A estimativa é que a Linha 22-Marrom transporte quase 680 mil passageiros por dia ao longo de seus 29,4 km de extensão e 19 estações. Cada composição poderá levar até 1274 passageiros, com intervalos de apenas 100 segundos nos horários de pico.
A escolha por trens e túneis menores visa otimizar o espaço e reduzir os custos da obra. Além disso, a tecnologia utilizada será moderna e eficiente, com alimentação por terceiro trilho e sistemas de sinalização avançados.
Próximos passos:
O Metrô de São Paulo irá contratar uma empresa para realizar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da linha, com previsão de início das audiências públicas para setembro de 2025. A partir daí, será solicitada a Licença Prévia Ambiental, um passo fundamental para o início das obras.